do jazz à ioga

A Galeria Ouro Fino, na rua Augusta em São Paulo, é o reduto de novos estilistas, de pessoas cheias de estilo, tatuadas e com piercings. Antes da galeria ser descoberta pelos lojistas e compradores descolados, quem dominava o espaço eram as lojas de roupa para dança. O Ballet Stagium e outras academias da região estimulavam esse comércio.

As vitrines eram tomadas por uma barreira de sapatilhas de ponta e estantes recheadas de colants de helanca coloridos. Hoje quem passa pelo subsolo da galeria vê a loja Capezio, uma das mais tradicionais do lugar, vazia. De todas sobrou a Show Ballet no primeiro piso. Ela divide com a Biquínis Ipanema e com um alfaiate no terceiro andar o título de mais velha no espaço. Já são mais de 30 anos no mesmo endereço.



A Show Ballet tem como característica a confecção própria. Wilson Roberto é a segunda geração trabalhando na loja. “Minha mãe que fundou. Ela trabalhava no ramo e viu que poderia ser uma boa oportunidade de negócio”, contou em uma conversa informal com o Moda pra Ler entre a venda de um colant de suplex lilás tamanho M e um de helanca azul marinho tamanho 14. A fabrica também produz sapatilhas, macacões, saias, entre outros itens. Os modelos são viariados. Tem de com alças fininhas, cruzadas ou decote nas costas. A inspiração vem da observação dos empresários - um dos modelos mais vendidos com um decote nas costas foi inspirado nas bailarinas da novela "Páginas da Vida". Os preços são bem acessíveis e a qualidade muito boa.

Apesar do relacionamento com a dança ser comercial, o lojista conta que as diversas modalidades para as quais fabrica já teve mais adeptos, contudo, ele crê que sempre haverá seguidores fieis, que, conseqüentemente, vão atrás da roupa própria para o exercício.



Nas redondezas, Oscar Freire e na própria rua augusta, a Show Ballet tem como vizinhos marcas de fitness com Adidas, Nike, Speedo, Track & Field, Puma entre outras. Apesar de oferecer roupas que servem para dançar, essas empresas preferem divulgar os modelos que vendem para os exercícios do momento: ioga e pilates.

Linha de ioga da Adidas

Linha de ioga da Nike

Linha de ioga da Puma

Muito longe das meias-calças cortadas, das sapatilhas desgastadas e dos improvisos nos trajes das bailarinas, as roupas que essas grifes desenvolvem são feitas para usar dentro e fora da aula, além de ter um toque de mágico do marketing para que os praticantes se sintam duplamente realizados - ao conseguir concluir o difícil exercício e ao comprar uma calça soltinha feita com tecido feito com a fibra de bambu assinado pela Stella Mccartney para a Adidas.


Stella McCartney para Adidas - Ioga


***
O importante é sempre ficar atento ao que a Madonna faz. Nos anos 80 era jazz, nos 90 academia e nos 00s ioga. Nos últimos clipes ela mostrou patinação e le parkour. Empresários se preparem para vender roupas para os praticantes essas modalidades. =)





***
Crédito das fotos:
Galeria Ouro Fino - Laura/ Moda pra Ler
Outras - Site Adidas, Nike, Puma e Adidas Stella McCartney

Comentários

  1. ui adoro esse visual esportivo, pratico e pra la de confortavel..... agora madonna arrasa, percebi esse estilo nos clipes dela tb, ultimo jump adooooro ver akeles caras pulando e voando pra la e pra ca hihihihihihi fora q a maioria pratica le parkour sao gaaatissimos hihihi :D
    bjus linda
    blog show sempre! ;]

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana querida, adoro quando você me visitar. beijo

    ResponderExcluir
  3. nossa, essas linhas de yoga são lindas e devem ser uma delícia... pena que são inecessíveis, de tão caras!

    ResponderExcluir
  4. a quem interessar possa, a mulher do padre tem uma calça igualzinha a essa da stella mrcartney. só que talvez não esteja mais nas lojas, comprei no ano passado.
    ótimo blog!

    ResponderExcluir
  5. bacana. na galeria tem uma loja relativamente nova que vende peças bem legais para essas "práticas" também. chama mulher elástica, vale a pena conhecer - e os preço não são absurdos. um abraço, prats

    ResponderExcluir
  6. Será que tem roupa para homens praticarem Yôga também?

    ResponderExcluir

Postar um comentário