a trilha sonora do documentário "O Ponto Firme"

Muitas das bandas e cantores que gosto descobri graças a trilha sonoras de filmes. Também sempre fui fã e frequentadora da cena de música indie em São Paulo e lá conheci o trabalho do Mauricio Takara e Henrique Diaz. Sabia que a trilha sonora seria uma das peças-chave de “O Ponto Firme”. A intenção era sempre transitar entre extremos: peso e leveza, simplicidade e sofisticação, luxo e escassez, e trazer uma aura bem masculina.  Convidei esses dois músicos que acompanho de longa data , que pra minha sorte e honra toparam.

Olha o currículo deles: 

Mauricio Takara é baterista do Hurtmold, SP-Underground e Baoba Stereo Club, mas sob a alcunha M.Takara assina seus projetos solos autorais onde extrapola o limite da bateria e parte para experimentações que não encontram limites. Percussão, panelas, cavaco, eletrônico, flautas, trompete, tudo misturado, formando camadas musicais que inauguram novos sons que bebem o tempo inteiro da música brasileira, africana, jazz e punk. Além de “O Ponto Firme”, assina a trilha dos filmes “Vida sobre Rodas”, “Imaterial”  e “Exília”.  Henrique Diaz é compositor e guitarrista do quinteto Baoba Stereo Club. Atua também com o duo instrumental ToTi e lançou a quadrilogia Coalhado pelo selo Desmonta. 

 



A trilha completa já está disponível nas plataformas digitais. 

Aumente o som:


Também fizemos uma parceria com o Scream and Yell para lançar dois singles:


***

Texto publicado no Scream and Yell

por Marcelo Costa

A diretora e roteirista Laura Artigas estreou no cinema com o essencial documentário “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz“ (2015), premiado no Arquiteturas Film Festival (Portugal/2015) e pela Society of Architectural Historians (EUA/2019) – atualmente disponível na Amazon Prime Video. Agora, cinco anos depois, Laura surge com seu segundo projeto, “O Ponto Firme”, documentário que registra o processo criativo da primeira coleção de roupas do “Projeto Ponto Firme”, coordenada pelo estilista Gustavo Silvestre, desenvolvida por detentos dentro de penitenciária paulista II Desembargador Adriano Marrey, Guarulhos/SP e desfilada na SPFW.

“O Ponto Firme”, uma produção BR153 Filmes, acompanhou os nove meses do processo criativo da primeira coleção de roupas do projeto homônimo, desenvolvida por cerca de 20 detentos, utilizando o crochê como técnica principal. Os alunos se inspiraram no cotidiano e nas memórias individuais para crochetar o cenários e as peças da coleção desfilada no São Paulo Fashion Week N45, em 2018. Ao longo de uma hora e meia, o filme observa o professor dedicado que se esforça pra fazer tudo acontecer, e a transformação dos alunos – em busca de ocupação para cabeça e da remissão de pena – em artesãos capazes de imaginar uma perspectiva de futuro diferente.

Para a trilha sonora de “O Ponto Firme”, Laura Artigas decidiu convidar uma dupla da qual ela é fã antiga: Mauricio Takara, baterista do Hurtmold, SP-Underground e Baoba Stereo Club, e artista solo com o projeto M.Takara, e Henrique Diaz, compositor e guitarrista do quinteto Baoba Stereo Club, que também atua com o duo instrumental ToTi e lançou a quadrilogia “Coalhado” pelo selo Desmonta. Juntos, Mauricio Takara e Henrique Diaz assinam a composição e a produção, respectivamente, das oito músicas do filme – a trilha sonora chega às plataformas digitais no final de janeiro de 2021.

O 32º lançamento do Selo Scream & Yell é um compacto virtual que traz, no lado A, a faixa título do documentário, “O Ponto Firme”, e no lado B, “O Ponto Baixo”, duas faixas da trilha sonora do filme, assinada por M.Takara com produção de Henrique Diaz. O compacto virtual “O Ponto Firme” pode ser baixado gratuitamente via Mediafire logo abaixo em um arquivo com capa e contracapa mais release e as duas faixas em versões MP3 320 e WMA. O documentário teve uma pré-estreia especial em novembro passado durante a São Paulo Fashion Week 2020, e ainda deve circular por festivais antes de entrar no circuito nacional, mas você pode conferir o trailer enquanto faz o download do compacto virtual. 

Baixe as músicas aqui

Comentários