Plantas

“Costela de Adão tá acabando rapidinho”, disse o vendedor. Após uma pausa, ele promoveu: “mas esse cacto maiorizinho também está saindo bastante”.

Screenshot 2016-02-14 21.10.27

Trabalho de uma das integrantes do Clube do Bordado/ Imagem do Instagram

O diálogo aconteceu na virada de uma segunda para terça de dezembro na feira de flores e plantas do CEAGEASP. A visão e o olfato até se confundem com tanta cor e frescor. O sorriso sai fácil ao pisar pela primeira vez nos enormes galpões. O programa é para ticar “OK” na lista de passeios obrigatórios ao longo da vida de um paulistano.

A feira dá a dimensão da grandeza de São Paulo de maneira curiosa. Íntima. Imagina quantos vasos de orquídea existem na cidade? Sensação parecida, e bem menos perfumada, tive quando fui pela primeira vez à Zona Cerealista. A quantidade de entrepostos dedicados exclusivamente a vender alho dá a noção de quantas panelas refogam arroz todos os dias.

Em falta no CEASA, tem Costela de Adão ao montes na moda.

costeladeadao_montagem

Blusa Tigresse, usada pela Ana Maria Braga, foi uma dos itens mais procurados no atendimento ao telespectador da Globo. Melissa dos Irmãos Campana, inspirada na forma da folha. Conjunto com jeitinho retrô da grife carioca Wasabi. Brinco da grife de moda praia Água de Coco.

Já o cacto está atendendo a demanda nos dois lugares sem problemas .

 

cactus_mont

camisa preta Pyr∆mid; camisa rosa Svetlana e short Farm.

O WGSN cantou a bola para as estampas de plantas lá no verão de 2014, com sua Macro Trend: Next Nature. O assunto reverberou por aqui com força nesta temporada. Além do cacto e da Costela de Adão, vários outros desenhos de plantas verdejam o mundo da moda.

Na vida real, o cacto é bem popular e variado. Tem várias espécies, formas, cores e tamanhos. São boas opções para quem não tem muito tempo para cuidar, ou para quem anda sofrendo com baixa do Reservatório da Canteira. Aliás, a água de cacto promete desbancar o suco verde e a água termal nos quesitos saúde e hidratação.

Já a Costela de Adão foi muito usada em projetos de paisagismo dos anos 1950 e 1960. Voltou com tudo. O formato da folha lembra uma costela mesmo, por isso o apelido. O nome científico é Monstera Deliciosa. E ela dá um fruto que parece um quebra-cabeça. Nunca provei, mas era a iguaria tropical preferida da Princesa Isabel (a da Lei Aurea), segundo informa a Wikipedia. Pelo visto faz jus ao sobrenome latim.

O paisagista Burle Marx usava muito Costela de Adão em seu projetos. Apaixonado pelo seu ofício dizia: “Pode-se pensar em uma planta como uma pincelada, ou como um ponto de bordado”. As hortas caseiras e urbanas, jardins suspensos para os espaços pequenos, terrários, a busca por produtos orgânicos, se popularizam junto com as estampas. O clima do mundo anda mais para uma paleta de cinzas, de beges desérticos.  O espírito de tempo pede para reflorestar.

Ah! E se quiser uma costela de Adão, chega bem cedo à feira do CEASA.


Comentários