#lookdodia @LuísXIV #oReiSol
Aos 10 anos |
Aos 18 anos ...com a mesma roupa |
Aos 28 anos, ... com o @Jean-BaptisteCoubert e a rapeize |
Aos 38 anos ... em uma representação bem humilde. |
Aos 63 ...usando photoshop da época. obs: esse quadro tá no Louvre |
***
No livro “A Essência do Estilo” (Ed.Civilização Brasileira), a historiadora americana Joan
DeJean revela que a aura da
França como terra prometida do estilo e da elegância foi arquitetada por Luis
XIV, o Rei Sol, que governou o país entre 1643 e 1715 e dizia "O Estado Sou Eu".
#bookdodia |
Durante o verão de 1676, Luís XIV colocou em prática o que alguns
consideraram um dos mais excêntricos dos seus muitos planos de embelezamento da
cidade de Paris: ele importou centenas de caríssimos cisnes brancos para dar um
toque de elegância no Rio Sena.
(...)
Com a ajuda de seu contrôler general des finances, ou ministro das
Finanças, Jean-Baptiste Colbert – o homem que escreveu a bíblia moderna do
protecionismo econômico e das disputas comerciais –, Luís XIV estava
determinado a garantir à França um monopólio extremamente lucrativo: o mercado
do luxo.
(...)
O Plano de Colbert era simples: primeiro, assegurou-se de que
todos os artigos de luxo que Luís XIV considerasse essenciais para promover sua
imagem de o mais rico, sofisticado e poderoso monarca da Europa fossem
produzidos na França e por trabalhadores franceses, depois certificou-se de que
o maior número de pessoas possível seguisse servilmente os ditames do Rei Sol e
adquirisse somente os mesmos artigos de luxo produzidos na França que o Rei
exibia em Versalhes.
(...)
E a imprensa de moda surge neste período:
(...) Jean Donné de Visé, o primeiro jornalista que
compreendeu o papel que a indústria da moda poderia desempenhar no mundo moderno.
Em 1672, ele lançou um jornal, Le Mercure Galant, diferente de todos os jornais
antes dele e o primeiro a se parecer com os jornais de hoje. Donne de Visé
publicava as notícias, incluindo a cobertura do cenário social, das artes e das
letras, das tendências na decoração e no estilo, e de tudo relacionado ao
refinamento. Foi também o primeiro jornalista a fazer a cobertura do cenário da
moda, o que se mostrou essencial para a criação da alta-costura.
(...)
Desde o início, Le Mercure Galant dirigiu-se a um público que
nunca antes fora objeto de atenção: as mulheres. Uma parte importante desse
esforço foi noticiar a moda. E, como o gênio do marketing que ele foi, Donneau
de Visé não dirigia a cobertura às mulheres que podiam observar a moda por si
mesmas, mas às precursoras de Emma Bovary, mulheres que viviam nas províncias e
sonhavam ser tão elegantes quanto as criaturas que se tornaram o símbolo da
elegância tão logo a alta-costura passou a existir: as parisienses.
(...) Em abril de 1681,
Donneau de Visé foi forçado a explicar a algumas leitoras da província que
nunca seriam capazes de copiar o estilo luxuoso da estação porque os tecidos
mais utilizados eram simplesmente caros demais para qualquer um que não fosse
bastante rico e nobre.
***
Sofia Coppola relembrou Maria Antonieta (a mulher de Luís XVI nas horas vagas). Foi em seu reinado (1774-1792) que a
era do luxo iniciada dois Luises antes, afundou de vez a economia francesa. A população ficou revoltada porque ela mandou todo mundo comer
brioche*, já que não tinha pão, e a rainha fashionista foi decapitada pela
Revolução Francesa.
Não por acaso a mesma Sofia dirigiu Bling-Ring, no qual retrata o efeito auto-imune da nobreza do século XXI.
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