Este, o seu olhar

#bookdodia

Observando um homem barbudo sentado em um café entretido com um desses leitores digitais de livros, senti uma nostalgia prévia das sutis experiências táteis e olfativas relacionadas a um livro que podem se perder no tempo.

Porém, há esperanças. Tem gente transformando o livro em plataforma para arte ou caprichando em edições bonitas para cativar os leitores frente aos atrativos da tecnologia. Aconteceu aqui em São Paulo a quinta edição de uma feira de arte impressa e o evento me inspirou a fazer uma série de três posts sobre livros com este "novo" perfil.

***
"Este seu Olhar", de Maíra Soares (1 de 3)

“Este seu Olhar” é do tamanho da minha mão. É o foto-livro da Maíra Soares, fotógrafa brasileira estabelecida em Madrid há quase três anos. O formato foto-livro existe há alguns anos conforme revela a interessante exposição Fotolivros Latino-Americanos em cartaz até o dia 27 de outubro no Instituto Moreira Salles em São Paulo. O gênero está em ascensão. 

O curador da mostra Horacio Fernández e o fotógrafo Martin Parr, um do membros do conselho curador desta expo do IMS, possuem exemplares de “Este Seu Olhar”. Este último elogiou a edição de Maíra como um bom exemplo de apresentação de trabalho autoral, durante sua palestra no Paraty em Foco de 2012. O laço da edição pertencente a Parr foi feito pela própria fotógrafa, a pedido dele. A fita de couro cor-de-rosa quase tampa o título do trabalho. O desenlace inicia a aventura.



A inspiração

Em meio a árdua tarefa de lidar com os pertences da mãe recém-falecida, Maíra descobriu fotos. Cenas simples. A intimidade e cumplicidade de um casal ainda sem filhos ali explícitas. A mãe a modelo, o pai o fotógrafo.

As imagens, devidamente passadas para uma nuvem, digital, acompanharam Maíra em sua volta a Madrid e por lá serviram como inspiração em um exercício proposto na disciplina de fotografia de moda em seu curso de pós-graduação. “Tínhamos que copiar o estilo de um fotógrafo que admirássemos”. O pai foi o escolhido.

Maíra se propôs, portanto, a encarnar dois olhares, o do pai, atrás das lentes,  e o da mãe, na frente. Exercitou profundamente seu olhar, como a emissora e a receptora, tentando se aproximar daquele amor. O resultado é  lindo e muito forte.

Reproduzir a São Paulo dos anos 1970, na Madrid dos anos 2010 deu trabalho. Foi preciso muito garimpo em brechós madrilenos. A roupa não poderia ser sobreposta digitalmente, como aconteceu com o cenário. "Um corte de cabelo mal feito atrasou a execução das fotos", diverte-se a fotógrafa.

O exercício virou o trabalho de conclusão de curso e foi conquistando fãs em cada etapa. Caiu nas mãos dos donos do estúdio “Siete de un Golpe” especializado em edições de arte, que sugeriu o livro como um formato possível. A proposição foi que a comparação entre as duas fotos não deveria acontecer lado a lado, mas ao virar de cada página. E assim, o projeto foi encapado como um produto do estúdio e bancado pela própria Maíra, depois de recusas em editais brasileiros. O livro está na homepage do estúdio e é a coqueluche do donos.



Agora é com este, o seu olhar, querido leitor:



***




***



.



Este Seu Olhar (book) from Maíra Soares on Vimeo.

***
O livro tem edição limitadíssima e pode ser comprado diretamente com a fotógrafa



Comentários