Algumas imagens de moda ficam. Em meio a atual volatilidade da informação de moda, Carine Roitfeld criou o CR Fashion Book. Híbrido de revista e livro, com direito a seis meses de reflexão entre uma edição e outra. A primeira, outono/ inverno 2012, foi lançada em setembro.
A ex-editora chefe da Vogue Paris ficou maior que a revista (Foram 10 anos, começo de 2001 até fim de 2010). Um fenômeno bastante contemporâneo por sinal. Os bastidores superando o espetáculo. A vida real mais interessante que a ficção.Carine Roitfeld com CR Fashion Book em mãos |
editorial CR Fashion Book - "Queens: Women on the Verve of Something" - Pierpaolo Ferrari© |
editorial CR Fashion Book - só com roupas de alta-costura - Luca Guandagnino© |
Na primeira edição da revista CR tem sim modelos exibindo os seios. Também tem editoriais tradicionais feitos em estúdio. Tem um “editorial família” que reverbera nas duas capas. Tem uma homenagem a modelo e hoje designer Elsa Perreti (fiz um post sobre a Elsa Perreti ano passado, te cuida Carine ; )...
Kacper Kasprzyk© |
Vale a pena pontuar que boa parte dos editoriais vem acompanhados de textos que refletem sobre as imagens. Quando não há um texto, a explicação chega em frases de efeito que vão além da simples apresentação das tendências - "New Icons, New Shapes, New Directives"; "Black on Black: Not technically a color unequivocally a style" ou
"The White Mughal, a Collision of East and West.
A Tale of Desire and Transcendence.
A Woman of Extraordinary Character"
Anthony Maule© - com jeito de pintura flamenga, né? |
E tem textos diversos. Sobre arte, comportamento, música, além de um falando sobre os porcos como animais domésticos. O papel protagônico de Carine Roitfeld no mundo da moda lhe rendeu uma agenda de contatos bastante eclética. Inclui as atrizes Anne Hathaway e Kirsten Dunst, e a indiana Amma, conhecida por rodar o mundo distribuindo abraços. E fashionistas de peso não ficaram de fora. Tom Ford e Karl Lagerfeld contribuem com a publicação como fotógrafos/ escritores.
Lagerfeld bate uma nostalgia sobre a beleza elegante das francesas entre os 60’s e 70’s, em fotos estreladas pelas divas dos 90’s: Linda Evangelista, Stephaine Seymor e Carolyn Murphy.
O “Rebirth” (Renascimento) como subtítulo da revista não é por acaso. Marca a volta de Carine no mundo editorial, embebida por um novo sentimento de se tornar avó. A publicação reflete seu otimismo com a nova fase.
Julie Roitfeld, filha de Carine, grávida, clicada por Sebastian Faena |
"Lullaby - A New mother, a new silhouete" editorial para a mãe moderna Jean-Baptiste Mondino© |
No vídeo se vê bem o clima de otimismo. Cheio de bebês e filhotes fofos.
entrevista com Carine Roitfeld sobre a revista
Em inglês e com legenda em inglês em função de seu sotaque:
Tem mais fotos do CR Fashion Book aqui
***
Um dos colaboradores da revista de Madame Roitfeld é o fotógrafo argentino Sebastian Faena. O editorial mais divulgado da revista foi clicado por ele. Mais soturno, conta vida de uma mulher em várias etapas e joga com a ideia da morte que precede o renascimento.
Aos 31 anos ele desponta entre os grandes da fotografia de moda. A pitada do drama portenho cai bem em suas imagens. Ele tem feito trabalhos interessantes para a V Magazine.
No vídeo Sebastian e Carine trabalhando juntos:
***
Já que estou disfrutando dos meus últimos dias da vida porteña =( aproveito para contar uma fofoquinha e dar uma dica de passeio. Sebastian é primo de Alan Faena, um milionário excêntrico que só se veste de branco e usa chapéu de caubói. Ele é o dono do hypado hotel Faena localizado em Puerto Madero e decorado pelo Philippe Starck. Também criou o Faena Arts Center. Por lá nomes de destaque da arte contemporânea propõe obras para ocupar um grande salão. O escolhido da vez foi o alemão Franz Ackermann. Ele criou um painel multicolorido inspirado na geografia e na arquitetura de Buenos Aires.
Laura Artigas© - essa tirei quando fui lá ver. |
***
Vale a pena ver de novo o editorial da W Magazine em que a Carine foi modelo.
Comentários
Postar um comentário