bicicletas + economia criativa

Esse um mês e alguns dias passaram voando... então vamos a um postzinho pra não deixar o blog esquecido...

bicicleta da Monochrome Recycled Bikes®

pensamento rápido estimulado pelo SPFW... 

A minha porção coolhunter ;) anda insistindo em uma teoria: que as pessoas avant-garde de hoje são aquelas realmente dispostas a consumir menos e encarar a mobilidade nas cidades de outra forma. Nesta 33ª edição o São Paulo Fashion Week enfatizou a economia criativa como um caminho importante para o desenvolvimento do país. Entre os eventos paralelos aos desfiles, o Oskar Metsavaht apresentou o projeto Traces e bateu na tecla do "luxo sustentável" como o novo luxo. Profetizou a vocação do Brasil (já na versão "nova potencia mundial") como sede criativa do design ecológica e socialmente correto. “Nós estamos em um momento de transição, temos que mudar o jogo do nosso lado, sem virar ‘eco chato’. É um trabalho muito árduo” e “Estamos vivendo na era industrial há duzentos anos. O Brasil tem a chance de já começar sustentável”, foram duas frases importantes ditas pelo diretor criativo da Osklen. Bom, tal debate aconteceu no primeiro dia da  Rio + 20 que acabou há dois dias. A palavra "fracasso" é encontrada em algumas reportagens sobre o balanço do encontro que pretendia redefinir a postura de governos e sociedade civil em relação ao meio ambiente. 

***
Verde é a cor da esperança, e ela é a última que morre... dizem. Então, voltemos a economia criativa. Aqui em Buenos Aires encontrei um bom exemplo para desmistificar a difícil equação criatividade + sustentabilidade + desejo: as bicicletas customizadas. 

Buzina estilizada.
bicicleta estilo inglesa

A geografia plana e arborizada da capital argentina é um convite a mudança de estilo de vida, e tem o estímulo da prefeitura local. Além de construção das ciclovias, o governo da província implantou postos gratuitos de empréstimos de bicicleta seguindo o modelo de cidades como Paris, Barcelona e Nova York. O modelo mais popular por aqui é a chamada “playera”, sem marchas, com garupa e cestinha, bem popular nas cidades litorâneas do Brasil.

Outro dia passeando por Palermo vi uma simpática loja de bicicletas chamada Monochorme Recycled Bikes. O designer Natan Burta resolveu criar bicicletas lindas, e assim, dar um empurrãozinho fashion para estimular as pessoas a mudar de estilo de vida. Ele usa bicis usadas e dá uma cara nova. Além das magrelas monocromáticas que intitulam a grife, a bicicletaria delux também tem a linha Rewind Bikes, essas feitas gosto do freguês que escolhe cor, tamanho, quadro e etc.

bancos das bicicletas.



A loja já faz parcerias com marcas, emprestas as bicis para editoriais de moda, e desenvolveu as magrelas para o projeto Google Bikes apresentada recentemente no Faena Arts Center.

Editorial da Elle local
Editorial para a Fashion Way Mag


Campanha argentina da marca Le Coq Sportif usando uma bici monocromática
Google Bikes desenvolvida pela marca

O visitante brasileiro, disposto a pagar excesso de bagagem, pode levar para casa um exemplar das duas rodas exclusivo por cerca de 1200 reais.

Pensando nessas lindas bicis, e no instinto natural do ser humano em admirar o que é belo, nada mais natural do que aliar beleza a uma nova postura de encarar o mundo. Afinal, é melhor viver com design.

***
Ah! O músico David Byrne dedicou um capítulo do seu livro "Diarios de Bicicleta" a Buenos Aires. Uma delícia de ler antes de começar a pedalar aqui.


#bookdodia

Comentários

  1. Amo bicicleta, sou fã das na europa que vão trabalhar todas estilosas de bike, meu desejo do momento é a caloi konstanz, estou aguardando ela chegar na minha cidade para começar a andar por ai linda e sustentável. bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo que muita gente está prestando mais atenção ao que consome. Me incluo nessa!
    Pena que enquanto isso, a classe C brasileira (só se fala dela) só pensa em gastar, gastar, pegar empréstimo... triste!

    ResponderExcluir
  3. QUando digo as pessoas que nem eu nem o marido temos carro e que usamos bicicleta ou transportes públicos ninguém acredita. Até parece coisa de outro mundo gente!!
    Acredito que existem pessoas que necessitam realmente de transportes para trabalha e posso considerar-me uma privilegiada. Acho que nao custa nada adotarmos medidas, mesmo que pequenas, para sermos amigos do ambiente!

    Beijoss

    www.isared.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Amo bike, apesar de achar super perigoso pedalar em sampa...
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    www.fashionandotherthings.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário