Desfile Inverno 2013 de Alexander Wang
De tempos em tempos surgem ondas de identidade criativa na moda. Nos anos 1980 foram os japoneses que revolucionaram as formas, no 90 os belgas uniram precisão arte, técnica e vocação comercial.
E nos últimos anos uma avalanche de sobrenomes orientais anda fazendo história na semana de moda de Nova York: Wang, Lim, Wu, Lam...
Olhando as coleções desses estilistas há uma vocação urbana inerente, sofisticação, e rigor técnico. Todos já foram contemplados com prêmios CFDA
Serão eles candidatos a carregar o troféu Zeitgeist da década? Essa palavrinha alemã significa o espírito de uma época. Ainda é cedo pra concluir, mas a aparição em massa, não é mera casualidade.
Ainda que a moda mude há seis meses, a ordem mundial está se transformando há algum tempo, e os tais tigres asiáticos, capitaneados pela China, estão mostrando ao mundo ao que vieram. Na visão voyerista que proponho aqui, tais orientais parecem sempre dispostos a conquistar espaço onde chegam, por meio de trabalho duro, uma atitude agressiva nos negócios. A inserção sorrateira e cotidiana seja qual for o país onde se instalam, e acabam se tornando referência. Da loja de eletrônicos, passando pelo mercadinho de bairro que fica aberto até mais tarde, à instalação de usinas de petróleo na África.
Indonésia e Malásia já estão na rota das etiquetas "made in" das fast-fashion
Falando dos novos orientais-americanos da moda, o desbravar do novo continente, tudo indica, ficou a cargo de gerações anteriores, por isso, esses estilistas já moldaram seus olhinhos puxados para as demandas vorazes de consumo do mercado norte-americano, e mundial, por consequência. E tudo fica mais fácil com a forcinha de uma celebridade aqui e outra alí nos tapetes vermelhos da vida. Já faz parte do jogo da moda.
Vamos a lista:
Alexander Wang
Idade: 28 anos
Ascendência: Seus pais são de Taiwan
De São Francisco
Mora em Nova York
Formação: Parson’s The New School of Design, NY
CFDAs: 2009 Swarovski Award for Womenswear; 2010 Swarovski Award for Accessory Design, Alexander Wang; 2011 Accessory Designer of the Year
Gisele no Baile de Gala do Met em 2010 usando Alexander Wang
inverno 2013
***
Derek Lam
Idade: 45 anos
Ascendência: mãe nasceu em Hong-Kong e o pai é filho de imigrantes chineses.
De São Francisco
Mora em Nova York
Formação: Parson’s The New School of Design, NY
CFDAs: 2005 Swarovski’s Perry Ellis Award for Womenswear; 2007 Accessory Designer of the Year
Diane Kruger em Berlim, usando Derek Lam
Kirsten Dunst, usando Derek Lam
Inverno 2013
***
Jason Wu
Idade: 29 anos
Ascendência: seus pais são chineses
De Taipei, Taiwan
Mora em Nova York
Formação: Parson’s The New School of Design, NY
CFDA: 2010 Swarovski Award for Womenswear
Ah!: Vestiu Michelle Obama no baile da posse, desenvolveu um modelo de Melissa e em março chega às lojas sua coleção para a fast-fashion Target.
Michelle Obama no baile da posse do marido em 2009
A atriz Viola Davis, que concorre ao Oscar, usando Jason Wu em um editoral da Revista do L.A. Times
Inverno 2013
***
Phillip Lim
Idade: 38 anos Ascendência: Filho de chineses De: Bangkok, Tailândia
Mora em Nova York
Formação: Administração de empresas na Califórnia State University, Long Beach
CFDA: 2007 Swarovski Award for Womenswear
Alexa Chung no baile de Gala do Met em 2010
Lucy Liu
Inverno 2013
PS 1: Além deles vale citar também a “velha guarda” Anna Sui, Vera Wang, e o sapateiro Jimmy Choo. Também vale buscar a jovem sul-coreana Doo-Ri Chung e Richard Chai. Nessa materinha em inglês têm mais nomes.
PS 2: E falando nisso em DNA criativo... já que o Brasil está na crista da onda econômica, ao lado da China, seria um bom momento para aparecer “os brasileiros”. Ia ser chique em alguns anos os livros de história da moda relatarem um movimento brasileiro. Precisamos pensar sobre o que é necessário fazer, ou que falta fazer, para isso se tornar realidade. Pedro Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Osklen já começaram o movimento.
Comentários
Postar um comentário