Taças de cristal são a mais nova empreitada do criativo Karl Lagerfeld. A linha "Orrefors by Karl Lagerfeld" chega às lojas neste mês com preços que variam 75 e 220 euros cada.
A Orrefors é uma empresa sueca especializada em cristais, desde 1898, além de ser reconhecida mundialmente pelo luxo quando o assunto são os vidros soprados (acho lindo o processo de fabricação, parece mágica!). O desenho sugerido pelo todo poderoso da Chanel foi super de encontro a tradição das linhas limpas do design escandinavo.
Palmas para esse alemão que realmente consegue se renovar a todo instante. A surpresa da criação fica a cargo do que ele chamou de "coupette". O próprio Lagerfeld conta o que é na entrevista que traduzi da Architectural Digest, feita pela Dana Thomas. E mesmo com assumida falta de modestia do kaiser, vai ser difícil não admitir: "como ninguém pensou nisso antes"?
KL: Eu quis desenhar taças que teria em minhas casas. Alguma coisa que eu nunca havia feito. Simples assim. Eu falei para a Orrefors: “Estou apenas interessado nisso. Vocês se interessam?”. Eles se interessaram e aqui estão as peças.
AD: A Chanel aceitou a parceria sem problemas?
KL: Eu faço o que eu quero. Exclusivité é muito démodé
AD: Você até ajudou a desenhar as embalagens?
KL: Foi um “o conceito total”. Foi muito prazeiroso trabalhar com a Orrefors. Muitas empresas tem muitos “chefinhos” que tornam o trabalho mais difícil.
AD: Você foi para Suécia para desenvolver o trabalho?
KL: Não fui para lugar nenhum. Eu fiz os croquis, algumas ligações telefônicas e pessoas me visitaram. É mais divertido vir a Paris.
AD: Por que a paleta de cores limitada?
KL: Eu sou uma pessoa preto-e-branco. Alguns cinzas, alguns rosas sujos, nada de rosa vibrantes. Nunca fui um obsessivo por cor, não sei explicar porque. Eu queria ser ilustrador quando era pequeno. Preto-e-branco sempre parece moderno.
AD: Cada taça vem com porta-copo que você chama de “coupette”.
KL: Os copos destroem a superfície da mesa. Quando você está tomando cerveja por exemplo, sempre apóia o copo em um guardanapo ou num pedaço de papel. Agora temos essa base para as taças. Todas as peças têm o mesmo diâmetro na base, assim servem para a linha completa. Não entendo como ninguém pensou nisso antes.
Aqui o vídeo, em inglês, em que Lagerfeld, com seu humor peculiar, explica seu trabalho:
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pra ler:
Se a Dana Thomas que assinou a matéria for a mesma Dana Thomas, autora do livro "Deluxe: Como o luxo perdeu o brilho" (ed. Elsevier, 2008), é uma expert no mundo do luxo.
O texto é obrigatório para quem se interessa pelo assunto. Para escreve-lo ela percorreu vários países atrás de respostas sobre o que é o luxo no mundo de hoje. Esteve inclusive aqui no Brasil. Foi à Daslu pesquisar.
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