ensina a fazer renda

renda

Já que só falo de eventos que acontecem em São Paulo, chegou a hora de me redimir. Recebi a divulgação de uma oficina de renda renascença em Botucatu, interior de SP.

olha só:
Oficina de Renda Renascença
Dia 9 / sexta – das 14 às 18 horas (hoje, corre!)
Dia 10 / Sábado- das 9 às 18 horas
Objetivo: Introduzir à renda renascença: técnicas e pontos, insumos, confecção de almofada e desenhos. Confecção têxtil com a renda. Material incluso

Espaço Tudo a Mão:Rua Reverendo Francisco Lotufo, 652 (entre Prudente de Morais e Campos Salles)Centro - BotucatuTelefone: 14 3354 8427
Mais infos: aqui

O Espaço é comandado pela Silvia Sasaoka, com quem já fiz uma entrevista aqui no blog.

***
pra ler:
Com o Brasil em franco desenvolvimento econômico é hora de cuidar para que o fazer da renda não desapareça, e mais, se atualize, e seja incorporado de uma maneira natural, não folclórica, à industria de moda.
Um caminho para manter esse (e outros) conhecimento vivo está relatado no livro "Desenho de Fibra: Artesanato Têxtil no Brasil" (ed. SENAC 2011). Trata-se de um relato em primeira pessoa das experiências que o artesão Renato Imbrosi realizou com comunidades espalhadas pelo Brasil, quase todas desenvolvidas em parceria com o Sebrae de cada estado.


Desenho de Fibra
#bookdodia

Desenho de Fibras

Desenho de Fibra

Desenho de Fibra

Com ênfase nos trabalhos de cestaria, bordado, crochê, renda e tecelagem, ele mapeou as comunidades, suas habilidades, e explicitou seu método de atuação com cada uma. Os relatos das andanças de Imbrosi foram escritos em parceria com a escritora Maria Emilia Kubrusly.


***
ah! um ponto que achei interessante e que se refere ao título do livro. Quando os autores se referem ao "Desenho" estão pensando em "design", ou seja, termo ligado a criação.

Segundo a etmologia, a palavra design traz referências no campo do designio, intenção, arranjo, estrutura. Sua origem latina, designare, expressa ao mesmo tempo tanto o verbo designar quanto o verbo desenhar. Simultaneamente, traz a intenção de projetar/ conceber e configurar/ formar.

Vale notar que o português não traduziu a palavra, como no espanhol, por exemplo: desenho= dibujo, design=diseño. Hoje em dia o termo está tão vulgarizado, né? Usamos design até para explicar a habilidade de tirar sobrancelha. Design é coisa séria. Quando bem feito facilita e embeleza nossa vida.


Você pode deixar o comentário sobre esse post também em http://www.facebook.com/modapraler

Comentários

  1. Laura, essa história de desenho, designio, como você deve saber, é coisa trazida pelo seu avô (V. Artigas), no texto "Desenho", aula inaugural na FAUUSP em 1967. Espero, realmente, que os autores façam a referência no texto.
    Desenho =designio = intenção = projeto.

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom?
    Eu aprendi a fazer renascença com uma senhaora INCRIVEL e adoravel que mora em SP e me ensinou totalmente de graça pela mais pura bondade mesmo.
    Se quiser te passo o contato dela, ela é aquelas pessoas que é bom ter como amiga.
    Beijo
    Mariana
    mariana@schönmagazine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, tudo bem?
      Fiquei interessada em aprender a fazer a renda renascença e como moro em São José dos Campos, tenho facilidade de ir à S.Paulo. Tem a possibilidade de me enviar o contato desta senhora que te ensinou?
      Muito obrigada,
      Ana Cristina
      actfcampinhos@gmail.com

      Excluir
  3. queria aprender a desenhar vestidos

    ResponderExcluir

Postar um comentário