Sacos de confete foram deixados em todas as cadeiras na sala do desfile do Ronaldo Fraga, estímulo para a confraternização final. O estilista encerrou o São Paulo Fashion Week com samba, de Noel Rosa (1910-1937).
O desfile começou com o ator Renato Raposo, que interpretou o compositor no filme "Noel, Poeta da Vila" (2007), entrando sozinho, e se colocando em um pequeno palco redondo, posicionado um pouco afastado do começo da passarela. Depois de algumas estrofes, ele evocou a velha guarda da Vila Isabel, que surgiu ao levantar da cortina vermelha tocando um samba rasgado. Para quem gosta é uma emoção orgânica.
A Vila Isabel era a morada de Noel Rosa, ele a celebrava em muitas de suas cerca de 300 composições (uma marca impressionante se pensarmos que ele morreu com 26 anos). O argumento de Ronaldo Fraga para se inspirar no poeta foi a inovação de colocar temas cotidianos nas letras de seus sambas. Ele batizou a coleção de "O cronista do Brasil".
Ele pensou nas roupas que vestiriam as foliãs em um baile do carnaval de 1935 ambientado em um salão art déco no Rio de Janeiro. As roupas, todas em preto, e branco tinham um ar de fantasia antiga, como as tradicionais de pierrô e colombina, míticos personagens carnavalescos que aparecem em algumas estampas. O tule foi a grande estrela.
A turma da primeira fila não esboçou muita emoção durante o desfile, mas era possível ver alguns pezinhos batendo e poucas bocas balbuciando as letras. O repertório incluiu entre outras "Feitiço da Vila", "Dama do Cabaré", "Palpite Infeliz", "O Orvalho vem caindo", "Gago Apaixonado", e claro não poderia faltar "Com que roupa?". Sem dúvida a cantoria do chuveiro ficou garantida por uma semana no mínimo.
No final do desfile a platéia, de todas as filas, veio a baixo sem ligar para os invasivos confetes. O diretor do evento Paulo Borges, a cantora Daniela Mercury que estava por lá e o próprio Ronaldo subiram ao palco. A temporada verão 2012 do SPFW acabou em samba. Alegria.
***
Ronaldo Fraga é super cuidadoso com seu material gráfico, este é o release do desfile.
***
Crédito da primeira foto: Daigo Oliva/ G1©, outras Agência Fotosite©
Gostei muito desse desfile, achei quase um rompimento, muitas peças com um ar um pouco mais comercial mas sem perder a essência do Ronaldo Fraga. Cortou os excessos sabe? O trabalho gráfico é primoroso mesmo, é de um estudio de BH, chama Designlandia.
ResponderExcluirBeijos