#SPFW brasilidades 6: Pedro Lourenço e o país do futuro

Desde que apresentou sua primeira coleção na semana de moda de Paris em março de 2010, Pedro Lourenço deixou se ser o filho de Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço. É definitivamente um estilista talentoso. Ele voltou ao São Paulo Fashion Week nesta temporada verão 2012. A proposta é uma coleção "Resort", classificada internacionalmente por ter um viés mais comercial e localizada entre os lançamentos de prêt-à-porter de verão e inverno.

plou_v12_004

O designer optou por apresentar seu desfile de uma maneira muito interessante. Reuniu um seleto grupo de jornalistas e convidados no Baretto, bar do Hotel Fasano e explicou look por look. Foi possível ter certeza do preciosismo e do requinte com os quais ele vem desenvolvendo seu trabalho. E além disso, entender como ele costura as muitas referências que dão origem a coleção.

plou_v12_009

plou_v12_010

(As estampas são desenhos da pintora Lelli de Orleans e Bragança, o sobrenome diz tudo, muito influenciada pela pintura de Debret).

plou_v12_013

Outro ponto que acho muito relevante na obra do jovem estilista é seu apreço pela seleção de materiais de alta qualidade, sempre de olho na tecnologia têxtil e a união de várias técnicas. A parte interna do look a seguir feita em tweed usando a tapeçaria.

plou_v12_015

Mais uma vez: não são roupas para as massas. Contudo, é o topo da pirâmide. Um caminho de criação muito importante, de vanguarda, com um projeto e um conceito por trás.

plou_v12_014

Em sua fala ele também explicitou a viabilidade comercial das peças. Algumas chegarão às lojas em diferentes comprimentos ou feitas em tecidos menos nobres, por exemplo. Afinal, a roupa pode ser o que for, mas precisa vender.

plou_v12_017

Vale muito a pena assistir:

Comentários