lingerie renascentista

...mais um pouquinho de Bélgica

As roupas que a estilista belga Véronique Branquinho cria são bem construídas e muito femininas. Ela transportou tais características para sua primeira coleção de lingerie, feita em parceria com a marca Marie Jo, conterrânea e especializada em moda íntima.

laventure-branquinho-event

Os sutiãs, bodies, calcinhas, ligas e hot-pants (aquelas calcinhas com cintura alta) carregam um glamour antigo, jeitinho de anos 50. Contudo, sua inspiração veio do século XVI. Mais precisamente de algum dos mestres da pintura do renascimento.

veronique branquinho

As "musas" do período não eram modelos e sim as imagens da Eva (aquela mesma do Adão) e da Vênus (a deusa do amor na mitologia romana). Essas figuras foram retratadas a exaustão pelos pintores Lucas Cranach, Giorgione, Raphael e Albrecht Dürer.

The Sleeping Venus or The Dresden Venus, 1510, by Giorgione

laventure-branquinho-painting
A Vênus Adormecida, Giorgione, 1510

"Quando vejo as figuras nuas dos velhos mestres, sinto que elas não são muito diferentes das mulheres de hoje. E me pergunto: Como eles olhariam suas musas de lingerie?", declarou a estilista no release oficial da coleção. Alô, Vogue Itália?

lucrece_cranach

b_468_468_16777215_0___images_stories_blog_06-2011_veronique-branquinho-marie-jo-Lucretia_Cranach
Lucrécia, Lucas Cranach

Segundo entrevista para a Dazed and Confused, Braquinho contou que criar lingerie foi um desafio, pois unir sensualidade e conforto requer maior requinte técnico. As peças foram desenvolvidas em seda, micro-fibra e tule.


veronique-branquinho-marie-jo5-bh

veronique-branquinho-marie-jo3

veronique branquinho02

A coleção chega às lojas europeias em meados de setembro.

***
A Marie Jo já fez parceria com os também belgas da AF Vandevorst. Algumas peças estavam no Momu da Antuérpia ano passado.

Comentários

  1. chei um tanto quanto divertido e muito interessante esse trabalho de cobrir as Vênus do século XVI. Ao mesmo tempo que sensual é super atual a proposta dessa linha de lingeries. Eu usaria com muito gosto. ;D

    Beijos.

    sonosaltoagulha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro vintage, e peças com referencias antigas.
    as imagens do renascimento são lindas. boa referencia.

    eu quero pelo menos uma! Sera q não rola vendas pro Brasil?

    =*

    ResponderExcluir

Postar um comentário