É um pássaro? Não, é a moda


Sempre tento encontrar para mim mesma, e para argumentar com aqueles amigos que acham "fútil", uma definição bem embasada para a moda.

Há tempos atrás conversando com um ornitólogo (biólogo especializado em estudar aves) fiquei intrigada com seu trabalho: ele é especilizado em Mata Atlântica e fica meses acampado no mato pesquisando o cotidiano dos passarinhos. Descobre onde os bichinhos fazem seus ninhos, a intensidade e periodicidade do canto, onde vão buscar comida, etc, etc. Se choveu, mais ou menos, se houve seca, queimada, desmatamento, o hábito dos passarinhos será alterado e serve para diagnosticar a saúde da mata.

O Pierre Cardin falou nas palestras que deu no Brasil, sobre "o homem nu no deserto", e como essa imagem é atemporal. Poderia ser na época das cavernas ou daqui a 200 anos (se os desertos ainda existirem). O estilista advoga que ao colocar uma roupa nesse sujeito você determina tempo, temperatura, gostos, e a classe social.

Então, juntando as duas explicações, uma das interpretações interessantes para a moda é: ela nos contextualiza socialmente. Em outras palavras, como os passarinhos, diz a quantas anda "nossa floresta".

Comentários

  1. Adorei o blog! Parabéns!

    Ja estou seguindo o blog, se puder nos seguir também obrigado!

    http://coqueteldamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Me siga que te sigo tmb!

    http://maezinha.eu/

    Aguardo vc.
    Bjsss,
    Daisy

    ResponderExcluir

Postar um comentário