fotografia pra ler

Hoje comecei como editora convidada do blog Paraty em Foco. Até maio vou cuidar do site. Para quem não conhece, o Paraty em Foco é o encontro anual de fotógrafos que acontece na linda cidade fluminense no mês de setembro. Já o blog funciona continuamente, como um reduto virtual dos participantes.

Por lá vou tentar explorar mais a fotografia em si, assunto que amo tanto. Porém, por aqui, posso reverberar "a modice" da história. Meu primeiro post é sobre a exposição "6 Bilhões de Outros" que começa na quarta-feira no MASP, aqui em SP. Para entender a continuação deste texto, não tem jeito, tem que dar um pulinho no link. ;)

Deixo vocês com essas fotos "fashionistas" do idealizador da exposição, o fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Elas fazem parte do livro "A Terra Vista do Céu".


Yann Arthus-Bertrand© / “A Terra Vista do Céu”
Fotos feitas no Marrocos, um patchwork de tapetes e cubas de tingimento artesanal de tecidos

A publicação deu origem ao documentário "Home: Nosso Planeta, Nossa Casa", dirigido pelo fotógrafo e produzido pelo grupo PPR (Printemps Pinault Redoute) em parceria com o diretor Luc Besson. O poderoso PPR é detentor das marcas Yves Saint Laurent, Gucci, Balenciaga, Stella McCartney, Puma e da FNAC, pra citar algumas. Olha o trailer - só imagens aéreas de cair o queixo.



Em 2009, na ocasião do lançamento do filme, o saudoso Alexander McQueen criou uma echarpe de algodão orgânico em edição limitada, cuja venda foi revertida para a ONG Good Planet, de Arthus-Bertrand.



***
Aqui outros dois textos relacionados ao Paraty em Foco

Entrevista com Bob Wolfenson (colaboração)

Texto sobre a palestra do Pedro Martinelli em 2009

Comentários

Postar um comentário