figurino Real

No filme "O Discurso do Rei" o figurino da personagem Wallis Simpson merece uma atenção especial. "David", irmão de "Bertie", se apaixona por ela e desiste do trono inglês pouco antes de seu país entrar na Segunda Guerra Mundial. Wallis será a Duquesa de Windsor.


A Duquesa de Windsor, com David e já mais velha.
Ela morreu aos 90 anos em 1986

Wallis era americana e divorciada. Sua polêmica imagem, no entanto, só aumentou os holofotes em cima de seu estilo. Sua elegância foi reverenciada na coleção outono inverno 2011 /2012 da Issa, grife da brasileira Daniella Helayel, apresentada na Semana de Moda de Londres.


desfile Issa outono inverno 2011/ 2012

Em uma das cenas do filme, numa festa nada formal, Wallis usa um lindo vestido preto com um colar cujo pingente cai nas costas. Lembrem que na época (30's) o preto ainda não era uma cor tão popular e revelar as costas era coisa de celebridade, ou de gente ousada.



A atriz Eve Best, vive a futura Duquesa de Windsor em "O Discurso do Rei"

Então: a estilista que possivelmente fará o vestido de Kate Middleton, noiva do príncipe William se inspirou na mulher que abalou as estruturas da monarquia inglesa.

A Duquesa de Windsor também serve de enredo para o longa-metragem "W.E" dirigido por Madonna (há a possibilidade de estrear no Festival de Cannes em maio) . A cantora é fã e amiga da estilista. Daniella assinou seis figurinos para Andrea Riseborough, que interpreta Wallis, no filme da diva pop.

Daniella Helayel, no centro, ao lado das socialites Andrea Dellal e Yasmin Le Bon,
em seu último desfile na semana de moda de Londres


A Issa foi fundada em 2001 por Daniella (10 anos de grife em 2011!), que cansada de não achar vestidos perfeitos resolveu fazer os próprios. Vendeu as primeiras coleções na Daslu, e logo chamou atenção dos grandes magazines ingleses.

Kate Middleton vestindo Issa em seu noivado

por trás do Discurso

Voltando ao filme. A duquesa de passado indigno muda os rumos da Inglaterra. Mas, nas entrelinhas, a história é outra. "David" é Edward Albert Christian George Andrew Patrick David, Eduardo VIII quando assumiu o trono em 1936. Ele era um simpatizante do nazismo e por isso, além de ser substituído por seu irmão "Bertie", Albert Frederick Arthur George, e George VI quando rei , foi mandado às Bahamas para ficar bem longe da Inglaterra.

Oscar?
George VI é o personagem principal do filme, cujo enredo é pontuado pelo tratamento contra sua gagueira com um terapeuta nada ortodoxo. O rei é pai da Rainha Elizabeth II, que aparece como uma criança no filme. No fim é uma boa história sobre amizade e confiança, mesmo que esconda os meandros da política. Tem Segunda Guerra, superação e monarquia inglesa, temas que Holywood adora. Então tem grandes chances de levar o Oscar.

Casamentos Reais
O vestido de noiva da princesa Diana, mãe de William, foi assinado por David & Elizabeth Emanuel, estilistas acostumados a vestir a nobreza (hoje em dia cada um tem sua marca). Foi feito em tafetá, tule e seda, com mangas muito bufantes, saia rodada e uma cauda de 25 metros. A imagem do casamento se tornou um dos símbolos da moda da década de 80. O traje nupcial de Kate deve seguir o mesmo rumo nos anos 10 do século XXI.







vídeo do Casamento de Charle e Diana

Charles e Diana se casaram em 1981, na época em que o movimento punk era imagem de uma juventude inconformada com seu futuro incerto. Agora William e Kate também se casam em meio a crise econômica. Nada mal colocar a Inglaterra na pauta por um assunto que não seja a alta taxa desemprego. E, é claro, um evento dessa magnitude tem retorno financeiro indireto. Se Daniela Helayel for a escolhida, o vestido da princesa será feito por uma estilista vinda de economia emergente. É a moda como termômetro da realidade.


***
Ah! As jóias da Duquesa de Windsor foram leiloadas em 2010:

Comentários