mirem-se no exemplo

A moda tadinha sempre tão rechaçada, considerada fútil e bobinha por tanta gente, pode servir de modelo de comportamento para outros meios de comunicação de massa. Quem argumenta a favor é a Johanna Blakley nesse vídeo do TED, disponível na internet e com legenda em português. O centro da discussão é como a ausência direitos autorais na criação da moda trabalha a favor dela. Há um proteção jurídica sobre marcas e logotipos, mas não sobre a criação de babados, drapeados, e técnicas de confecção de roupas, por exemplo. E assim, um estilista usa o que o outro criou e nisso avança o apuro técnico. Ela começa seu discurso usando um exemplo da musa Miucca Prada, que olhou uma jaqueta do Balenciaga em um brechó em Paris e disse sem rodeios que iria copiá-la. Vale super a pena assistir para ver a moda de outro ângulo.




super dica da querida Manuela

Quem se interessou pela discussão que está por trás da moda nessa palestra, tem este livro "Cultura Livre" do Lawrence Lessig, professor de direito da Universidade de Stanford. Um texto muito interessante sobre como os direitos autorais são usados não apenas para garantir a propriedade intelectual, mas também para controlar a produção criativa. Um assunto mais que relevante, e especialmente para os blogueiros de plantão. Ah! O livro pode ser baixado grátis na internet: aqui!

Comentários

  1. Realmente as questões apresentadas no vídeo dão muito o que pensar, e quando admiramos os lucros mais ainda!

    Adorei a discussão! (posso linkar o víedo no blog também?)

    ResponderExcluir
  2. Dear - que bom que você gostou da dica! e onde você arrumou esse link meu - hahaha - preciso ter uma pagina com fotinhos mais decentes

    ResponderExcluir
  3. Tenho um blog onde dou dicas de customização e desenvolvimento de acessórios. Faz uma visitinha lá:

    http://modacustom.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Realmente é importante, o assunto é sério!
    O blog está cada dia melhor,estou adorando!


    http://fashionbowie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário