o que é moda pra você? na casa das rendeiras - PI

O que é moda pra você? Eu fiquei com vontade fazer essa pergunta para as artesãs da Casa das Rendeiras de Morros da Mariana em Parnaíba no Piauí. Fui visitá-las em dezembro de 2009 durante as férias. Parnaíba é a cidade base para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba. Sempre fui encantada por rendas e as meninas do Piauí são especialistas em renda de bilros. O papo com ela rendeu.

Esse mês na Revista Brasileiros (ed.34) tem uma matéria em que relato a história da Associação das Rendeiras. Elas produzem renda para alguns estilistas, principalmente locais. Foi Walter Rodrigues o grande responsável por divulgá-las para o Brasil em um desfile no São Paulo Fashion Week em 2001 (reparem no vídeo um vestido preto usado pela modelo Marina Dias). As rendeiras produzem matéria prima para a moda sofisticada, mas o que será que elas pensam sobre a moda? Elas responderam nessa pequena enquete.

Comentários

  1. adorei o vídeo, ficou muito boa a edição. pena que não deu pra aproveitar o que eu filmei, ia ficar bacana. bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gostamos do seu blog. Estamos te seguindo e te indicando. Beijos.
    Dá uma passadinha no nosso:

    http://entaohoney.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. olá! Legal vc ter falado das rendeiras de Parnaíba. Sou do Piauí e aprecio bastante o trabalho delas. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Amei o vídeo, e o vestido que a rendeira fez é lindo!
    É engraçado como elas se confundem com a sua pergunta, elas não sabem bem o que responder. Ao longo das entrevistas a gente vai percebendo que a moda para elas está na TV: nas novelas e nos programas populares. Mas mesmo assim, elas não tem coragem de vestir tudo que está na moda, principalmente com medo do que os outros vão falar.
    Fiquei curiosa em saber o que é moda para você.
    bjs

    http://www.minhacatwalk.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura, amei esse video com as rendeiras. Quando fui para Fortaleza também visitei e conversei muito com as rendeiras de lá. Elas são maravilhosas e não sabem.
    Que legal que você falou com o Ga e lembrou de mim. Tenho uma foto super bonita sua, vou te mandar qualquer hora. Tenho guardada desde 2002.

    Quando puder visita o meu http://fazbemefacilenatural.blogspot.com/

    depois, quando tiver um tempinho, sei que você está super agitada.

    beijos, estou te seguindo...

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  6. Que delicia de video Laurinha,da vontade de ser um longa e ficar vendo essas mulheres falarem. ME leva Brasil!!

    Gustavo Garcez

    ResponderExcluir

Postar um comentário