amy arbus e os primórdios da moda rua

Fotografar moda na rua virou uma febre na internet, mas essa prática não é de hoje.
Ontem a fotógrafa americana Amy Arbus participou do SP Photo Fest que aconteceu no Museu da Imagem e do Som aqui em São Paulo. Durante 10 anos ela fotografou as ruas de Nova York para a coluna “On the Street” do jornal Village Voice.

Amy durante sua palestra/ Crédito: blog sp photo fest

coluna "On the Street" do Village Voice


O Village é conhecido por ser há tempos um bairro bem descolado de Nova York. E Amy registrou personagens que fizeram história por lá e por Nova York. Até Madonna foi clicada pelas ruas da cidade.

Madonna em 1983. Virou a capa do livro de Amy




Fotos do livro "on the street"


O trabalho para o Village Voice virou um livro de mesmo nome da coluna, e com o subtítulo 1980-1990. E o livro virou um documentário que teve sua première mundial lá na SP Photo Fest. Espero que seja exibido novamente em algum festival por aí. Durante a 1h e 15 minutos Amy resgata o personagens fotografados e mostra o estilo deles 20 anos depois do clique. As pessoas contam como se vestiam na época e como era a vida nos anos 80.

O cenário era o seguinte: os estilistas japoneses como Rey Kawakubo da Comme des Garçons e Yohji Yamamoto começavam a influenciar a moda. Os ombros eram estruturados. O guarda-roupa masculino conquistou as mulheres. Havia espaço para o exagero. De certa forma o que acontecia em Nova York com esse pequeno o grupo de vanguarda frequentador do Village acabava reverberando como tendência para o mundo todo. As discotecas eram outra grande plataforma de lançamentos de modismos.

***
Achei o documentário muito oportuno para esse momento da moda onde os anos 80 insistem em influenciar os estilistas. Essa semana foram divulgadas as fotos do segundo filme do Sex and The City com os figurinos “de época”. Pelo visto essa década tende a permear nossos imaginários mais um tempinho.

crédito: divulgação


Aqui é possível ver um preview do documentário (em inglês):



E aqui a palestra da Amy em duas partes no SP Photo Fest:



Comentários

  1. Adoro seu blog!
    Uma das inúmeras coisas de que gosto é moda.
    Seu blog já está nos meus links e te convido a conhecer o meu (que fala de tudo um pouco)e, se gostar, me linkar tb.
    Apareça por lá!
    Cada vez mais sucesso!

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog, muitainformação de qualidade, parabéns =D

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog,sou d fortaleza e tenho um blog d arte e moda com uns amigos dá um pulo por lah :http://greatpassionforfashion.blogspot.com/
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu estava no evento, e o melhor de tudo é poder reconhecer os nossos tempos naquele documentário.
    Não vivi os 80, mas é incrível ver como as nossas décadas tem semelhança, mais incrível ainda é ver, que em tempos sem internet e informação em tempo real, a Amy foi a pioneira dos blogs de street-style.
    É para amar e respeitar o trabalho desta mulher.

    ResponderExcluir

Postar um comentário