a escolhas da Casa de Criadores

A Casa de Criadores encerrou sua 25º edição na última sexta. Foram apresentadas as coleções para a temporada primavera/ verão 2009/2010.

Uma das coisas que gosto nesse evento é a proposta de liberdade criativa e os rostinhos rosados cheios de vontade. Fico imaginando quem vai estar no São Paulo Fashion Week em breve, e, por outro lado, reflito sobre como é difícil fazer uma coleção.

Quanto da idéia original se perde em função das dificuldades no trajeto até o desfile? Boa parte dos empecilhos são causados pelo orçamento reduzido e a falta de credibilidade das empresas em jovens criadores. Nem sempre é possível conseguir a matéria prima adequada, por exemplo. Destaca-se quem adequa idéias às possibilidades. Contudo, enxergando o esforço de cada um deles para estarem ali fica difícil ser maniqueísta e dizer sim ou não.

Mesmo assim, às vezes, a tal liberdade criativa causa estranhamento. Foi o caso dos tambores japoneses da Urussai, que visivelmente irritaram Fernanda Young (sim, a escritora/apresentadora estava na fila A). E a cara de interrogação da platéia quando a vinheta do desfile da Diva foi interrompido para apresentar a coleção da dupla Renan Serrano e Fernanda Ruivo? No final a coleção feita com pano de chão é interessante. Tipo uma subversão da modelagem de camisaria tradicional. Os botões ficaram na parte de trás - pena não ter foto.



A Casa de Criadores é um espaço para ousadia, para acertos e erros. Como dizem, é o “seleiro” de novos talentos. Conforme a carreira do estilista vai evoluindo e o seu comprometimento com os clientes também, errar fica cada vez mais penoso. Os jovens designers tem que conter o entusiasmo onírico para não derrapar comercialmente.

Na opinião deste humilde blog, além do João Pimenta e do Walério Araújo que são estilistas maduros e que sempre apresentam coleções amarradinhas, os destaques dessa edição foram.

***
1º dia


Urussai



Da ilustradora e estilista Catarina Gushikein. Apresentou poucos looks, mas foram suficientes para perceber que aí mora um casamento feliz entre modelagem e estampa.


João Pimenta

E o caipira chique, com roupa cortada no no viés

Ianire Soraluze

Feminino e altamente comercial. Essa espanhola radicada no Brasil vai direto ao ponto.

***
2º dia

Projeto Lab / Danilo Costa

Uma coleção masculina de ideal ousado foi inspirada nas obras “Bear and Policeman” e “Hanging Hearts” do artista plástico Jeff Koons.

Purpure

De Mark Greiner e Weider Silveiro, gala na moda praia

Prints i Like

...de Luisa Aguiar aposta firme nas estampas. Comercial e feminino

***
3º dia

Gêmeas

Isadora e Carolina me surpreenderam. Não era muito fã do trabalho delas, mas gostei da inspiração no México. Os ícones: a renda e os brincos.

No Hay Banda

Bruna Santini e Claudia Mine apresentam uma coleção delicada na medida e mostram que têm atitude e técnica de costura.

Walério Araújo

A mulher no nível mais alto de glamour.



***
crédito das fotos: Paulo Reis/ divulgação

Comentários