los vestidos mexicanos

O México é a terra Gael Garcia Bernal, Alejandro González Iñárritu, do Chaves e da pintora Frida Kahlo. Essa última, referência para todo mundo que faz coleção inspirada no lugar tão longe de Deus, tão perto dos Estados Unidos.

O colorido do país tão bem representado pela pintora também povoa as indumentárias tradicionais. Agora com essa onda anos 70 folk, os vestidinhos de corte retangular bordado de florzinhas anda povoando o imaginário de muita gente que mexe com moda.

Achei essa foto no blog do Bureau de Estilo Carioca Renata Abranchs e confesso que sempre quis ter um exemplar. Aqui em São Paulo, com sorte garimpa-se em algum brechó.



Dica: Em Buenos Aires há a galeria 5ª avenida que reúne muitos brechós (fica na Avenida Santa Fé do lado esquerdo para quem vem da Avenida Nove de Julho - la mas ancha del mundo!). E em uma das lojas uma senhorinha tem uma arara que vende somente esses vestidos. Claro, que ficaram enormes em mim e voltei para casa sem meu exemplar. Mas quem estiver passando por lá nesses feriados (os últimos do ano), corre lá e procura, quem sabe você tem mais sorte. Aproveita e vai no Malba ver um quadro da Frida ao vivo e a muitas cores.

“Auto-retrato com macaco e papagaio” (1942),
de Frida Kahlo do Malba


Geral da Galeria - foto de Olívia Hanssen


A Revista da Joyce Pascowitch de abril trouxe um guia luxo sobre o México. A reportagem mostra Los Cabos e outros lugares paradisíacos e recomenda comprar o dito vestido logo no começo da viagem, porque de tanto ver é capaz de enjoar.



Falando em viagem, a figurinista da Rede Globo Marília Carneiro viajou para a terra do Chaves (não Hugo Chavez)no final do ano e contou um pouco de suas impressões: "Eu adorei os lugares e as pessoas. Amei a cidade do México. Queria passar dias no Museu de Antropologia e no da Frida. Já em Acapulco tem aquele charme decadente, onde o presente é o que sobrou do passado. Acabei vendo os trajes tradicionais em lugares turísticos, mas são lindos. Prata também tem de monte. É um país colorido. Estou louca para voltar ".

A editora de moda da Vogue Maria Prata também esteve por lá para entrevistar o Hussein Chalayan e dividiu a experiência em seu blog.

Nas passarelas. Os vestidinhos floridinhos e o ponchos influenciaram Fause Haten em sua coleção outono/ inverno 2008/2009 apresentada no último SPFW. Os mexicanos tem a Fashion Week México que aconteceu entre os dias 14 a 18 de abril, mas sem nenhum estilista com projeção internacional.


Fotos CHIC

E aqui a bíblia para quem quer conhecer in loco. Antes de ir vale a pena dar um estudada na história do país que tem uma trajetória política intensa e que certamente influenciou a moda e os costumes locais. E por ser latino america tem muitas semelhanças com o Brasil.

Comentários

  1. ahhh, vc mudou o layout. tá lindo.
    Poxa, talvez um dia qdo eu visitar o méxico, compre um desses por lá, pq aqui deve ser os olhos da cara.

    posso add. vc no flickr????

    ResponderExcluir
  2. Oi Solin! Claro que pode me adicionar no flickr.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. olha ai as minhas fotos de buenos =)
    dai não fui mais nos encontros mas marquei de ir no dia 27. vc vai??
    bjks!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um vestido mexicano que comprei no Etsy, veja a postagem que fiz sobre onde comprá-los aqui:
    www.portalaz.com.br/blogs/melange_de_tout

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei o meu com a Lelete, de Goiânia, através do Mercado Livre - seguro, rápido (na medida do possível, porque tem tanto pedido que às vezes tem que encomendar!), e a Lê é uma fofa. Eu recomendo! É só procurar por VESTIDOS MEXICANOS!
    =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário