Livro de guarda-roupa

A estilista pernambucana Sylvia Lins enviou uma foto sua ao lado de Ariano Suassuna, um dos maiores escritores brasileiros. Os 80 anos do autor de "O Auto da Compadecida" e seu legado para a cultura brasileira inspiraram a coleção verão 2008. de sua grife Guapa Chic.



O tema escolhido por Sylvia faz lembrar que no Brasil ler não é um hábito. Contudo, alguns estilistas se inspiram em obras literarias. É instigante observar como adjetivos são transformados em cores, vírgulas em costuras e versos em vestidos.

O Moda pra ler resgatou na história recente da semana de moda paulistana os estilistas que trouxeram as letras para as passarelas.

Ronaldo Fraga é o mestre no assunto. Trouxe às passarelas Carlos Drummond (inverno 2005) e Guimarães Rosa. Em “A cobra: ri” inspirada no Grande Sertão Veredas (verão 2007) as cores, principalmente os azuis, remetem ao alvorecer sertanejo descrito com tanta precisão por Guimarães Rosa. No final do desfile Ronaldo atirou livros de mentira na platéia. O estilista assinou uma edição de luxo da obra prima de Guimarães.






***

Lay-out de Ronaldo Fraga para o livro







“O essencial é invisível aos olhos”, dizia o protagonista. A Triton de Tufi Duek também fez escala nas letras. Elegeu o livro favorito de toda Miss, “O Pequeno Príncipe” de Antoine Saint-Exuperi (inverno 2006), um clássico da literatura infanto-juvenil. A coleção repleta de vestidos larguinhos e estampas celestes remetem a idéia leveza e da felicidade nas coisas simples pregada pelo príncipezinho.






Gisele Nasser optou por um clássico infantil e desenvolveu uma coleção inspirada na Chapeuzinho Vermelho. Reinventou o figurino da personagem da história e trouxe para a passarela mocinhas que certamente iriam bem sozinhas pela estrada a fora mostrar o modelo bem longe da floresta.




Comentários

  1. A-MEI lembrar das coleções do pequeno príncipe e da chapeuzinho vermelho! arrasou na pesquisa e nas imagens! =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário