Casa de Criadores Dia 3

Moda pra Ler entrevista: Thiago Marcon

Thiago Marcon divide seu tempo entre sua marca e a equipe de estilo do setor masculino da Ellus. “Agora estou conseguindo levar, mas em breve terei que optar por uma coisa ou outra”, anuncia o estilista de 25 anos em sua quarta participação na Casa de Criadores.

Fã de histórias em quadrinhos ele resgatou os personagens de Mauricio de Souza, o maior símbolo do segmento no país, para colocar em suas coleções. Suas roupas são perfeitas para mocinhas modernas que adoram um brechó. Os maximoletons da estampados com o rosto da Tina e sua turma são objetos de desejo instantâneos (podem ser encontrados na Ellus 2nd Floor).



Como começou essa parceria com o Maurício de Souza?
Quando saí da faculdade entrei no projeto Fábrica Morumbi Fashion, que não existe mais. O projeto era voltado para o artesanato e elementos brasileiros em geral. Como tenho gosto muito de quadrinhos pensei em resgatar esse ícone do HQ brasileiro que é o Mauricio de Souza. Eu fui lá na caruda e ele achou o máximo.

Ele não estranhou?
O Maurício de Souza tem muita coisa licenciada, mas não para esse lado mais de moda. Ele gostou de ver o trabalho dele sob um novo prisma. Ele sempre me pergunta: “você lê turma da Mônica e gosto de ler até hoje?”.
Ele sempre acompanha as coisas e fala “ah! Mas você vai colocar esse rabisco na cara da Tina?”.



E como fica a questão dos direitos autorais sobre as imagens?
A gente tem uma parceria. Como não tenho uma produção grande. O royaltie fica de aguardo. Futuramente, se for ao São Paulo Fashion Week, aí a gente vê como faz.

Por que você escolheu a turma do Rolo e da Tina nessa coleção?
Essa coleção elegi a turma da Tina. Poque estava com vontade de umas meninas mais descolas que tivessem um resquícios da década de 70, que foi a década que ela nasceu. A Tina foi uma menina hippie, depois ela passa pelos anos 80 onde ela fica mais gostosinha, daí que vem os comprimentos minis. Eu pensei, o que seria essa Tina mais contemporânea e então fiz uma mistura de nos 70 e 80. A idéia foi trabalhar moletom como alfaiataria e a lã como jaquelas esportivas. Misturei elementos para alcançar esse clima mais atual.



Você pretende abrir loja própria?
Ainda não. Eu estou há três anos na Ellus. No momento estou crescendo lá e despontando fora. Levos as duas coisas na boa, mas quando galgar mais responsabilidades vou ter que optar entre uma coisa e outra. Porque toma muito tempo.



Qual personagem da turma da Mônica você gosta mais?
Não tenho um preferido. Na moda já fiz com Austronauta, com Piteco. Tento encaixar os personagens de acordo com o que estou acreditando como tendência. E transformar os personagens em alguma estampa corrida, algum grafismo, que não seja só a carinha dela. A idéia não é trabalhar a estampa certinha.

***
Imagens: Erika Palomino

Veja o vídeo gravado por Glauco do Descolex enquanto o Moda pra ler entrevistava o Thiago.

Comentários

  1. não existe ninguém mais legal em entrevistas do que vc, laura! arrasa!

    ResponderExcluir
  2. Laurinha, que legal, eu não tinha visto o trabalho desse cara! E amei! Preciso muito de um vestido com a cara da Magali, será que tem?
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Nooooossa, eu sempre sonhei em usar as roupas que a tina usava... comprava os quadrinhos só pra ver os modelitos, e nunca entendi como não criavam um quadrinho adolescente só a turma do rolo.
    Um arraso!!!

    www.mariatanamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lau, roubei o vídeo pro meu blog, ok??? :-)))

    Bjo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário