Click, Klimt

"Retrato de Adele Bloch-Bauer" está na na Östereichische Galerie em Viena

A obra de Gustav Klimt estampa roupas da loja da revista Caras. O fato chama atenção porque a relação do pintor austríaco com a moda é muito próxima.

Canga da grife da Revista Caras

No livro “Klimt e a moda”, o autor Christian Brandstätter, aponta a possibilidade do artista ser o primeiro fotógrafo de moda. Além de fotografar, Klimt também ajudou a elaborar alguns modelos.

Friderike Maria Beer uma das mulheres fotogradas por Klimt

As peças desenvolvidas por Klimt eram vendidas na Boutique das Irmãs Flöge, o ateliê de alta-costura preferido entre a elite intelectual na Áustria da Belle Époque. Emile Flöge, umas das proprietárias, era amiga e provável amante do artista, pode ter sido a primeira modelo, seguindo a lógica do autor do livro.

Retrato de Emile Flöge

O interesse do artista pela moda não é em vão. Os retratos femininos são marca registrada de sua obra e para retratar as mulheres com fidelidade era essencial saber o que estavam usando. As moças de Klimt aparecem usando roupas soltinhas, coloridas – retratando a moda recém-revolucionada pelo estilita francês Paul Poiret.

Retrato de Johana Staude
a estampa de uma roupa real


Klimt foi um dos artistas a liderar a Secessão de Viena, em 1897 que pode-se se dizer que teve o mesmo significado que a Semana de Semana de Arte Moderna teve no Brasil. O artista se relaciona ao movimento art-nouveau, cuja influencia para a moda é definitiva.

***
Imagens:
Canga: Revista Caras
Retrato de Johana Staude e Friderike Maria Beer: Editora Assouline

Comentários

  1. adorei o post! rapidinho dá pra saber de tudo que importa na relação do artista com a moda - muito muito legal mesmo, amei! =)

    ResponderExcluir
  2. Tem um livro bárbaro, de um historiador dda cultura muito conceituado,Carl Schorske, que se chama "Viena fin-de-siècle" que fala desse povo todo aí. Pena que o livro, publicado pela Cia das Letras, está esgotado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário