“Pureza e simplicidade” são os elementos que definem o design dos celulares da Motorola. Com essas duas palavras Cláudio Ribeiro iniciou sua palestra sobre o processo de criação dos aparelhos da empresa e inaugurou as atividades no lounge no domingo. Depois de Cláudio, Ruth Johnson do Think Tank – publicação ligada ao WGSN, André Felipe da AG407 e três blogueiras companheiras de Moto-à-Porter deram suas impressões sobre a SPFW.
A baixo um resumo das três palestras.
Claudio Ribeiro
O executivo da Motorola, que vive em Chicago, contou como é o processo de criação dos celulares da companhia, usando como mote os modelos lançados no evento – o MOTORIZR e MOTOKRZR.
Tudo que vemos (e ouvimos) no celular é estudado meticulosamente por vários escritórios localizados em cada continente. A pluralidade de nacionalidades é fundamental para que o produto seja moderno e agregue várias visões. “Temos que produzir o efeito ´uau`. O usuário tem se apaixonar pelo celular”, explicou Cláudio. Para obter o resultado a preocupação dos criadores envolve até o barulho que o celular faz para abrir.
A pesquisa de tendências para celular é feita de maneira muito semelhante a moda. Claudio e sua equipe percorrem o mundo para observar o comportamento das pessoas. “As vezes entramos na casa das pessoas, conversamos com elas. Assim, identificamos comportamentos a longo prazo”. O criador antecipou que a influência do funk carioca vai tomar proporções astronômicas na Alemanha.
Em seus slides mostrou a evolução do celular. O primeiro desenvolvido pela Motorola pesava 4,5 Kg e permitia conversar durante 30 minutos. Do tijolo ao acessório fashion, a moda é determinande no desenvolvimento de um celular. “O último ano foi o ano da cor para os aparelhos. Todo mundo queria ter um celular colorido em 2006”. Além da moda, a área de cosméticos também é atentamente observada pela equipe de criação da Motorola.
Na área de sustentabilidade, em voga no evento, Claudio contou que a Motorola não usa chumbo, material tóxico e poluente, e mantém constantes estudos para utilização de materiais alternativos, como uma fibra feita com garrafas de plástico recicladas e procura reaproveitar o material dos celulares antigos.
Ruth Johnson – Think Tank
Numa apresentação curtinha e sem slides a inglesa apresentou seus top 5 da SPFW:
1 – Rede de contatos – Internet possibilitando várias coisas. Citou a iniciativa “Create Yourself” da Melissa que contratou bloggeiras teen para alimentar o site.
2 – Conexão com o Japão – design criativo, no caso do Brasil gerado pela diversidade de raças e culturas.
3 – Estilo pessoal – a mulher brasileira prova que a sensualidade é para todas as idades.
4 - Preocupação com a sustentabilidade – elogiou a iniciativa do evento e acha que isso é uma preocupação urgente e não pode ser só uma tendência.
5 – Destacou alguns estilistas que chamaram sua atenção: Alexandre Herchcovitch (que já conhecia e adora), Raia de Goye, Neon e Maria Bonita.
AG 407 e as blogueiras
André Felipe, diretor de criação e sócio da AG 407, agência de publicidade responsável pelo lounge da Motorola e idealizadora do hiperblog dentro do Moto-à-porter, contou como foi a encontrar a melhor maneira de apresentar a empresa de celulares na São Paulo Fashion Week. Além de todo conceito do lounge, André destacou a idéia de trazer os blogueiros para alimentar o hiperblog. O publicitário lembrou que os blogs hoje são um fenomeno na internet e conquistaram um público cativo, por isso, nada mais oportuno para a Motorola seguir a tendencia mundial e fornecer informação dinâmica e diferenciada ao público. Outro ponto abordado foi sucesso inesperado, somando cerca de 1000 visitas/dia em menos de uma semana.
Fernanda da Oficina de Estilo, Rebeca do Runway Splash e Marisa do Objeto de Desejo fizeram um balanço da SPFW.
Fernanda contou como foi o caminho até chegar ao megablog. Rebeca contou um pouco sobre os posts que está fazendo durante o evento, a visão de alguém que não está inserida no mundinho encara a maior semana de moda do Brasil e Marisa finalizou o ciclo de palestras contando como os blogueiros usaram a tecnologia a seu favor nos 5 últimos dias.
Claudio Ribeiro da Motorola, Fernanda Resende da Oficina de Estilo e Rebeca Moraes do Runway Splash.
A baixo um resumo das três palestras.
Claudio Ribeiro
O executivo da Motorola, que vive em Chicago, contou como é o processo de criação dos celulares da companhia, usando como mote os modelos lançados no evento – o MOTORIZR e MOTOKRZR.
Tudo que vemos (e ouvimos) no celular é estudado meticulosamente por vários escritórios localizados em cada continente. A pluralidade de nacionalidades é fundamental para que o produto seja moderno e agregue várias visões. “Temos que produzir o efeito ´uau`. O usuário tem se apaixonar pelo celular”, explicou Cláudio. Para obter o resultado a preocupação dos criadores envolve até o barulho que o celular faz para abrir.
A pesquisa de tendências para celular é feita de maneira muito semelhante a moda. Claudio e sua equipe percorrem o mundo para observar o comportamento das pessoas. “As vezes entramos na casa das pessoas, conversamos com elas. Assim, identificamos comportamentos a longo prazo”. O criador antecipou que a influência do funk carioca vai tomar proporções astronômicas na Alemanha.
Em seus slides mostrou a evolução do celular. O primeiro desenvolvido pela Motorola pesava 4,5 Kg e permitia conversar durante 30 minutos. Do tijolo ao acessório fashion, a moda é determinande no desenvolvimento de um celular. “O último ano foi o ano da cor para os aparelhos. Todo mundo queria ter um celular colorido em 2006”. Além da moda, a área de cosméticos também é atentamente observada pela equipe de criação da Motorola.
Na área de sustentabilidade, em voga no evento, Claudio contou que a Motorola não usa chumbo, material tóxico e poluente, e mantém constantes estudos para utilização de materiais alternativos, como uma fibra feita com garrafas de plástico recicladas e procura reaproveitar o material dos celulares antigos.
Ruth Johnson – Think Tank
Numa apresentação curtinha e sem slides a inglesa apresentou seus top 5 da SPFW:
1 – Rede de contatos – Internet possibilitando várias coisas. Citou a iniciativa “Create Yourself” da Melissa que contratou bloggeiras teen para alimentar o site.
2 – Conexão com o Japão – design criativo, no caso do Brasil gerado pela diversidade de raças e culturas.
3 – Estilo pessoal – a mulher brasileira prova que a sensualidade é para todas as idades.
4 - Preocupação com a sustentabilidade – elogiou a iniciativa do evento e acha que isso é uma preocupação urgente e não pode ser só uma tendência.
5 – Destacou alguns estilistas que chamaram sua atenção: Alexandre Herchcovitch (que já conhecia e adora), Raia de Goye, Neon e Maria Bonita.
AG 407 e as blogueiras
André Felipe, diretor de criação e sócio da AG 407, agência de publicidade responsável pelo lounge da Motorola e idealizadora do hiperblog dentro do Moto-à-porter, contou como foi a encontrar a melhor maneira de apresentar a empresa de celulares na São Paulo Fashion Week. Além de todo conceito do lounge, André destacou a idéia de trazer os blogueiros para alimentar o hiperblog. O publicitário lembrou que os blogs hoje são um fenomeno na internet e conquistaram um público cativo, por isso, nada mais oportuno para a Motorola seguir a tendencia mundial e fornecer informação dinâmica e diferenciada ao público. Outro ponto abordado foi sucesso inesperado, somando cerca de 1000 visitas/dia em menos de uma semana.
Fernanda da Oficina de Estilo, Rebeca do Runway Splash e Marisa do Objeto de Desejo fizeram um balanço da SPFW.
Fernanda contou como foi o caminho até chegar ao megablog. Rebeca contou um pouco sobre os posts que está fazendo durante o evento, a visão de alguém que não está inserida no mundinho encara a maior semana de moda do Brasil e Marisa finalizou o ciclo de palestras contando como os blogueiros usaram a tecnologia a seu favor nos 5 últimos dias.
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