O estilo de Marie-Antoniette



O filme da Sofia Coppola só deve chegar no Brasil no final do ano ou no inicio de 2007. A vida da polêmica rainha que casou com 15 anos e foi autora da célebre frase “se não tem pão que lhes dêem brioches” vai cair na boca do povo descolado.

Vale lembrar que a monarca não era flor que se cheire (literalmente, uma vez que devia seguir a fama francesa de não ser muito amiga de banho). Conservadora e última herdeira da tradição absolutista, era a razão do ódio e da cobiça dos burgueses que fariam a revolução francesa em 1789, ocasião em que a rainha seria guilhotinada.

Minha professora de história do colegial contava que Maria Antonieta ficou com os cabelos brancos da noite para o dia quando soube que seria guilhotinada. Ela tinha 38 anos quando morreu em 1793, alguns anos após a queda da bastilha.

A editora Assouline de Paris lançou há exato 1 ano um livrinho rico em imagens chamado “Le Marie-Antoniette Style” (no mesmo formato daquela série de livros Universo da Moda lançado aqui no Brasil pela Cosac Naify). A publicação traz muitas imagens do estilo da frívola monarca.

O livro foi escrito por Adrien Goetz, professor de história da arte na Sorbonne conta os hábitos dessa figura politicamente incorreta, independente, baladeira e glamurosa.

A baixo algumas fotos de vestimentas que ela usava para o leitor saber o que o livro traz. Muito rosa e tecidos finos nos figurinos da vida real. Pelo trailer dá pra perceber que a Sofia Copolla foi fiel ao estilo de Maria Antonieta.




***
FALANDO EM MARIE-ANTONIETTE...


O poster do filme veio encartado na edição de junho da revista francesa "Premiere". Kirsten Dust e a Sofia Coppola estampam a capa nessa foto despojada.

A publicação voltada para o cinema traz tópicos de A a Z sobre Sofia Copolla. A letra "K" é uma entrevista com a Kirsten. A letra "C" são os clichês, em que são reveladas as inspirações da diretora. Para algumas cenas com uma carga de sensualidade em Marie-Antoinette Sofia se baseou em fotógrafos de moda como Helmut Newton e Guy Bourdin.

Foto de Guy Bourdin

Cena de Marie-Antoinette


***
Imagens: reprodução do livro “Le Marie-Antoniette Style”
Capa: Assouline
Cena Marie-Antoinette: Filmtotaal
Foto Guy Bourdin: Ghost of a flea

***
http://www.marie-antoinette.org/ - Site para saber mais da rainha.

Comentários