Mangá fashion


Mangá é a história em quadrinho feita no Japão. A peculiaridade é que você começa a ler do lado oposto ao que estamos acostumados no ocidente. A seqüência dos quadrinhos também muda: tem que ler da direita para esquerda.

Uma das revelações do gênero no Japão é Junko Mizuno. Desenhista de mão cheia é autora de best-sellers. No Brasil um de seus trabalhos acaba se ser lançado chama-se “Cinderalla”. A história como o nome já lembra é uma versão para clássica história infantil. Nessa versão oriental a gata borralheira é garçonete numa casa de espetinhos é explorada pela madrasta e pelas duas irmãs que são zumbis.

O trabalho de Junko une o meigo e o grotesco e por isso faz tanto sucesso. Seu traço mais forte e a temática bizarra causou estranheza no inicio, mas hoje ela é uma artista celebrada nos undergrounds pelo mundo afora.

Ela é uma assídua freqüentadora das noites de Tóquio e seus desenhos já estampam camisetas. A autora também é bem citada como preferida por algumas das meninas que integram o site de relacionamento Suicide Girls.



O mangá chega ao Brasil pela editora Conrad, custa R$29,00, é impróprio para menores de 16 anos e vem com uma cartela de adesivos super fofa. Painéis com desenhos de Junko estão expostos no Instituto Europeu de Design em Higienópolis. Na exposição também tem alguns toy art criados pela artista.

***
Crédito das Imagens: Exposição Junko Mizuno no IED - Laura Artigas/ Modapraler

***
Falando em revelações do Japão, a mais célebre delas, Yoko Ono, na versão artista-plástica, talvez ganhe uma exposição de suas obras de arte em 2007 no Instituto Tomie Otake. É ver pra crer.

Comentários