As sócias Fernanda Resende e Cristina Zanetti cuidam do ótimo blog da Oficina de Estilo. Antenadas fizeram o esse espaço virtual como fonte de informação para as clientes da Oficina de Estilo, a empresa que as consultoras de imagens montaram para atender as pessoas que buscam ajuda para remodelar a imagem pessoal. Nesse processo são envolvidas roupas, beleza, postura e as meninas coordenam tudo.
Na entrevista a seguir, as duas contam como é o trabalho delas oferecendo este serviço pouco popular, mas que quem conhece é louco para usufruir.
Modapraler - Vocês têm formação em moda? Como foi a especialização na área de consultoria de imagem?
Oficina de Estilo - Eu sou formada em Direito e a Cris em engenharia, não existe no Brasil graduação em consultoria de moda, especificamente. Eu me pós-graduei na Anhembi Morumbi (Moda e Comunicação/Arte e Cultura) e as duas se especializaram em consultoria de Imagem, Estilo Pessoal e Análise Cromática no Senac/SP. Estudamos tudo que envolve a consultoria de uma jeito mais avançado: cores, estilos, silhuetas, tecidos, história da arte e da moda, moda contemporânea.
Modapraler - Como se atualizam?
Oficina de Estilo - Estamos ligadas o tempo todo na internet, lemos pelo menos 6 revistas (nacionais e internacionais) todo mês, participamos de cursos livres e prestamos MUITA atenção em tudo e todo mundo!
Modapraler- Como é o campo de trabalho para consultores de moda? Há um crescimento?
Oficina de Estilo - Nós percebemos que há mais interesse em relação à consultoria como profissão, na medida em que esse trabalho se torna mais conhecido. Vemos muita gente se apresentando como consultor, mas sem um trabalho sério.
Modapraler - A maioria das consultoras de imagem são freelancer, porque optaram em abrir uma empresa?
Oficina de Estilo - Desde o início a gente se propôs a ter um escritório, manter um site informativo e construir uma estrutura que transmitisse confiança e credibilidade aos nossos clientes: a profissão ainda é bem "nova" e pode haver resistência em relação ao trabalho. Procuramos fazer tudo direitinho pra abrir portas e garantir a seriedade da profissão.
Modapraler - O que motiva as pessoas a procurar vocês? Há um perfil de cliente?
Oficina de Estilo - Nosso cliente vem muito por propaganda boca-a-boca. Famílias inteiras nos procuram. As mulheres são maioria: saídas de períodos de gestação ou se recolocando profissionalmente. Atendemos também muita gente em época de eventos - casamentos, formaturas e viagens.
Modapraler - Qual (ou quais) o problema (ou as dúvidas) mais freqüente(s) das pessoas que procuram o serviço?
Oficina de Estilo - As pessoas querem ter uma "cara" só delas, um estilo único que as diferencie, sem destacá-las do grupo social em que estão inseridas. Querem poder comprar em mil lugares, sempre de maneira coerente. Todo mundo quer usar tudo que tem no armário. Ninguém quer ter nada parado.
Modapraler - Como vocês estruturam o trabalho?
Oficina de Estilo - Abaixo um trecho da proposta formal que enviamos pra cada cliente no início da consultoria.
O nosso trabalho começa pela elaboração de um dossiê personalizado, que funciona como um "manual" você aprende a valorizar sua silhueta, coordenar peças de maneira original e fazer as escolhas certas na hora de comprar. Em cada dossiê colocamos todas as informações sobre vestuário, acessórios, estilo pessoal, coordenação de looks, cabelo e maquiagem, indicados exclusivamente para você. O primeiro passo para desenvolver este manual é fazermos uma entrevista, que pode ser na sua casa ou no nosso escritório. No encontro seguinte, fazemos algumas análises técnicas de tipo físico e de coloração pessoal e a avaliação do guarda-roupa. No terceiro encontro você recebe o dossiê e uma cartela contendo 200 amostras de cores selecionadas para valorizar a sua aparência e ajudar na coordenação de looks. A próxima etapa é fazermos uma limpeza no seu armário, mantendo as peças indicadas ao seu tipo físico e estilo, e retirando os itens menos adequados. Assim, conseguimos abrir espaço (físico e mental!) para a construção de um novo guarda-roupa.
Na seqüência, passamos uma tarde com você visitando lojas, experimentando novas propostas e fazendo compras. As peças são previamente pesquisadas e selecionadas em lojas coerentes com seu estilo e orçamento. Além das compras, o intuito desta tarde é mostrar na prática quais looks e propostas funcionam melhor na sua silhueta e exercitar e firmar seu estilo pessoal. Se houver necessidade, vamos com você ao cabeleireiro e indicamos uma aula de maquiagem.
Modapraler - Em geral, o que as pessoas já têm no armário funciona ou há a necessidade de comprar roupas?
Oficina de Estilo - Ninguém fica absolutamente sem nada no armário depois da nossa "visita", mas fazemos uma limpeza pra tirar da vida do cliente tudo que não funciona pra silhueta ou pro estilo dele; itens velhos ou datados demais, e que esteja em estado ruim de conservação a ponto de comprometer a imagem do cliente. Geralmente fazemos compras logo em seguida, mas inserimos poucas peças e aos poucos, para que o cliente se sinta confortável pra experimentar novas coordenações e tenha tempo de absorver toda informação que transmitimos - assim ele vai criando confiança para fazer as melhores escolhas sozinho!
Modapraler - Vocês trabalham com lojas específicas ou o cliente fica livre para escolher?
Oficina de Estilo - Não trabalhamos com lojas específicas, trabalhamos com perfis específicos: selecionamos onde levar cada cliente de acordo com o orçamento de cada um, com estilos, silhuetas e propósitos diferentes. A gente faz muita força pra apresentar lugares novos e legais pra nossos clientes, pra que o universo deles se amplie na hora de escolher o que usar. Se o cliente faz questão de ir numa determinada loja, nós encontramos o que mais tem a cara dele lá.
Modapraler - No caso de empresas como funciona a consultoria? O que a empresa quer oferecendo esse serviço aos funcionários?
Oficina de Estilo - Fazemos palestras e workshops abordando temas como "mensagens das cores nos negócios e efeitos na silhueta", "guarda-roupa formal x informal", "casual friday" e implementamos “dresscodes” e diretrizes específicas para funcionários de empresas que não usam uniformes. Criamos e desenvolvemos uniformes e fazemos workshops acerca do que usar para acompanhar os uniformes (acessórios, cabelo, maquiagem). Também tratamos de etiqueta profissional, que é bem diferente da etiqueta social. As empresas nos procuram porque sabem que o funcionário também transmite a imagem da instituição, tanto quanto a fachada do prédio, o cartão de visitas, a papelaria. Especialmente quando se vende serviço, o profissional deve transmitir a mensagem correta para seu público-alvo.
Modapraler - Quais os benefícios que a consultoria de imagem proporciona?
Oficina de Estilo - O primeiro benefício é a confiança que se ganha, a elevação da auto-estima: o cliente se veste com a segurança de mostrar o melhor da sua silhueta e de disfarçar pontos fracos, e sabe que vai transmitir a mensagem que quer transmitir, sem engano ou má-comunicação. Essa confiança/ segurança reflete nas relações sociais e profissionais de cada um, invariavelmente.
Modapraler - Para que não pode pagar pela consultoria, livros como "Chic" Gloria Kalil, "Esquadrão da Moda" Trinny e Suzana e "Personal Stylist" Tita Aguiar, podem ajudar? Vocês consultam esses livros?
Oficina de Estilo - A gente adora o Esquadrão da Moda! Elas têm a mesma formação que nós e os livros delas são indiscutivelmente os melhores. A gente de vez em quando relê, é sempre bom. O Chic é bem generalizado, mas tem boas informações. O da Tita Aguiar a gente não curte.
Modapraler - Vocês indicam esses livros e do programa de TV "Esquadrão da Moda" para as clientes?
Oficina de Estilo - O programa a gente indica como entretenimento. Os livros não têm tanto valor para as nossas clientes porque o trabalho que fazemos cobre todas as dúvidas que elas possam ter, tudo é super personalizado e individual, então não tem porque indicar informação generalizada. A gente indica profissionais que cobrem dúvidas periféricas, tipo maquiadores, cabeleireiros, dermatologistas, nutricionistas, massagistas.
Modapraler - Dêem dicas básicas para as leitoras do blog não errarem.
Oficina de Estilo - O nosso forte é personalizar toda a informação, mas vai lá:
- Cores claras sempre transmitem mensagem mais "amigável" e acessível,
- Cores escuras transmitem imagem mais fechada, mais "difícil".
- Geralmente cores claras expandem e cores escuras retraem, mas o efeito depende mais da coordenação dos tons do que das cores em si.
- Looks monocromáticos sempre são mais emagrecedores do que os que formam blocos de cores diferentes (tipo preto e branco).
- Cores neutras sempre transmitem mensagem elegante, mesmo em peças informais.
Legenda da Foto: (esquerda para direita) - Cris e Fê no escritório rodeandas de revistas de moda
Crédito da Foto: Oficina de Estilo/ Divulgação
Na entrevista a seguir, as duas contam como é o trabalho delas oferecendo este serviço pouco popular, mas que quem conhece é louco para usufruir.
Modapraler - Vocês têm formação em moda? Como foi a especialização na área de consultoria de imagem?
Oficina de Estilo - Eu sou formada em Direito e a Cris em engenharia, não existe no Brasil graduação em consultoria de moda, especificamente. Eu me pós-graduei na Anhembi Morumbi (Moda e Comunicação/Arte e Cultura) e as duas se especializaram em consultoria de Imagem, Estilo Pessoal e Análise Cromática no Senac/SP. Estudamos tudo que envolve a consultoria de uma jeito mais avançado: cores, estilos, silhuetas, tecidos, história da arte e da moda, moda contemporânea.
Modapraler - Como se atualizam?
Oficina de Estilo - Estamos ligadas o tempo todo na internet, lemos pelo menos 6 revistas (nacionais e internacionais) todo mês, participamos de cursos livres e prestamos MUITA atenção em tudo e todo mundo!
Modapraler- Como é o campo de trabalho para consultores de moda? Há um crescimento?
Oficina de Estilo - Nós percebemos que há mais interesse em relação à consultoria como profissão, na medida em que esse trabalho se torna mais conhecido. Vemos muita gente se apresentando como consultor, mas sem um trabalho sério.
Modapraler - A maioria das consultoras de imagem são freelancer, porque optaram em abrir uma empresa?
Oficina de Estilo - Desde o início a gente se propôs a ter um escritório, manter um site informativo e construir uma estrutura que transmitisse confiança e credibilidade aos nossos clientes: a profissão ainda é bem "nova" e pode haver resistência em relação ao trabalho. Procuramos fazer tudo direitinho pra abrir portas e garantir a seriedade da profissão.
Modapraler - O que motiva as pessoas a procurar vocês? Há um perfil de cliente?
Oficina de Estilo - Nosso cliente vem muito por propaganda boca-a-boca. Famílias inteiras nos procuram. As mulheres são maioria: saídas de períodos de gestação ou se recolocando profissionalmente. Atendemos também muita gente em época de eventos - casamentos, formaturas e viagens.
Modapraler - Qual (ou quais) o problema (ou as dúvidas) mais freqüente(s) das pessoas que procuram o serviço?
Oficina de Estilo - As pessoas querem ter uma "cara" só delas, um estilo único que as diferencie, sem destacá-las do grupo social em que estão inseridas. Querem poder comprar em mil lugares, sempre de maneira coerente. Todo mundo quer usar tudo que tem no armário. Ninguém quer ter nada parado.
Modapraler - Como vocês estruturam o trabalho?
Oficina de Estilo - Abaixo um trecho da proposta formal que enviamos pra cada cliente no início da consultoria.
O nosso trabalho começa pela elaboração de um dossiê personalizado, que funciona como um "manual" você aprende a valorizar sua silhueta, coordenar peças de maneira original e fazer as escolhas certas na hora de comprar. Em cada dossiê colocamos todas as informações sobre vestuário, acessórios, estilo pessoal, coordenação de looks, cabelo e maquiagem, indicados exclusivamente para você. O primeiro passo para desenvolver este manual é fazermos uma entrevista, que pode ser na sua casa ou no nosso escritório. No encontro seguinte, fazemos algumas análises técnicas de tipo físico e de coloração pessoal e a avaliação do guarda-roupa. No terceiro encontro você recebe o dossiê e uma cartela contendo 200 amostras de cores selecionadas para valorizar a sua aparência e ajudar na coordenação de looks. A próxima etapa é fazermos uma limpeza no seu armário, mantendo as peças indicadas ao seu tipo físico e estilo, e retirando os itens menos adequados. Assim, conseguimos abrir espaço (físico e mental!) para a construção de um novo guarda-roupa.
Na seqüência, passamos uma tarde com você visitando lojas, experimentando novas propostas e fazendo compras. As peças são previamente pesquisadas e selecionadas em lojas coerentes com seu estilo e orçamento. Além das compras, o intuito desta tarde é mostrar na prática quais looks e propostas funcionam melhor na sua silhueta e exercitar e firmar seu estilo pessoal. Se houver necessidade, vamos com você ao cabeleireiro e indicamos uma aula de maquiagem.
Modapraler - Em geral, o que as pessoas já têm no armário funciona ou há a necessidade de comprar roupas?
Oficina de Estilo - Ninguém fica absolutamente sem nada no armário depois da nossa "visita", mas fazemos uma limpeza pra tirar da vida do cliente tudo que não funciona pra silhueta ou pro estilo dele; itens velhos ou datados demais, e que esteja em estado ruim de conservação a ponto de comprometer a imagem do cliente. Geralmente fazemos compras logo em seguida, mas inserimos poucas peças e aos poucos, para que o cliente se sinta confortável pra experimentar novas coordenações e tenha tempo de absorver toda informação que transmitimos - assim ele vai criando confiança para fazer as melhores escolhas sozinho!
Modapraler - Vocês trabalham com lojas específicas ou o cliente fica livre para escolher?
Oficina de Estilo - Não trabalhamos com lojas específicas, trabalhamos com perfis específicos: selecionamos onde levar cada cliente de acordo com o orçamento de cada um, com estilos, silhuetas e propósitos diferentes. A gente faz muita força pra apresentar lugares novos e legais pra nossos clientes, pra que o universo deles se amplie na hora de escolher o que usar. Se o cliente faz questão de ir numa determinada loja, nós encontramos o que mais tem a cara dele lá.
Modapraler - No caso de empresas como funciona a consultoria? O que a empresa quer oferecendo esse serviço aos funcionários?
Oficina de Estilo - Fazemos palestras e workshops abordando temas como "mensagens das cores nos negócios e efeitos na silhueta", "guarda-roupa formal x informal", "casual friday" e implementamos “dresscodes” e diretrizes específicas para funcionários de empresas que não usam uniformes. Criamos e desenvolvemos uniformes e fazemos workshops acerca do que usar para acompanhar os uniformes (acessórios, cabelo, maquiagem). Também tratamos de etiqueta profissional, que é bem diferente da etiqueta social. As empresas nos procuram porque sabem que o funcionário também transmite a imagem da instituição, tanto quanto a fachada do prédio, o cartão de visitas, a papelaria. Especialmente quando se vende serviço, o profissional deve transmitir a mensagem correta para seu público-alvo.
Modapraler - Quais os benefícios que a consultoria de imagem proporciona?
Oficina de Estilo - O primeiro benefício é a confiança que se ganha, a elevação da auto-estima: o cliente se veste com a segurança de mostrar o melhor da sua silhueta e de disfarçar pontos fracos, e sabe que vai transmitir a mensagem que quer transmitir, sem engano ou má-comunicação. Essa confiança/ segurança reflete nas relações sociais e profissionais de cada um, invariavelmente.
Modapraler - Para que não pode pagar pela consultoria, livros como "Chic" Gloria Kalil, "Esquadrão da Moda" Trinny e Suzana e "Personal Stylist" Tita Aguiar, podem ajudar? Vocês consultam esses livros?
Oficina de Estilo - A gente adora o Esquadrão da Moda! Elas têm a mesma formação que nós e os livros delas são indiscutivelmente os melhores. A gente de vez em quando relê, é sempre bom. O Chic é bem generalizado, mas tem boas informações. O da Tita Aguiar a gente não curte.
Modapraler - Vocês indicam esses livros e do programa de TV "Esquadrão da Moda" para as clientes?
Oficina de Estilo - O programa a gente indica como entretenimento. Os livros não têm tanto valor para as nossas clientes porque o trabalho que fazemos cobre todas as dúvidas que elas possam ter, tudo é super personalizado e individual, então não tem porque indicar informação generalizada. A gente indica profissionais que cobrem dúvidas periféricas, tipo maquiadores, cabeleireiros, dermatologistas, nutricionistas, massagistas.
Modapraler - Dêem dicas básicas para as leitoras do blog não errarem.
Oficina de Estilo - O nosso forte é personalizar toda a informação, mas vai lá:
- Cores claras sempre transmitem mensagem mais "amigável" e acessível,
- Cores escuras transmitem imagem mais fechada, mais "difícil".
- Geralmente cores claras expandem e cores escuras retraem, mas o efeito depende mais da coordenação dos tons do que das cores em si.
- Looks monocromáticos sempre são mais emagrecedores do que os que formam blocos de cores diferentes (tipo preto e branco).
- Cores neutras sempre transmitem mensagem elegante, mesmo em peças informais.
Legenda da Foto: (esquerda para direita) - Cris e Fê no escritório rodeandas de revistas de moda
Crédito da Foto: Oficina de Estilo/ Divulgação
Adorei o título!!!!!! Super super thanx!!!!!!!!
ResponderExcluirBarna estou mto orgulhosa do seu blog! Tá cada vez melhor...continue assim!
ResponderExcluirBicoca
Alice, brigada! Quem dera viver disso. beijo
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