Afeto

"É o momento de questionar os nossos modos de produção"...

 

_mg_2417

 

... Este é o propósito do Trama Afetiva idealizado por Jackson Araújo, o autor das aspas acima. O projeto aconteceu ao longo de duas semanas no Galpão Rosenbaum em São Paulo e consistiu em um conjunto de atividades: painel de estudos, imersão criativa, oficinas de produção e exposição final dos trabalhos. Entre as 340 inscrições, 14 portfólios foram selecionados. Ao longo do processo os participantes receberam orientação do próprio Jackson, do estilista Alexandre Herchcovitch e dos designers Marcelo Rosenbaum e Patrícia Centurion.

A Fundação Herman Hering, braço social da marca de roupas Hering, bancou a empreitada. Nas oficinas os participantes tinham a missão de criar a partir dos resíduos têxteis da empresa - técnica de design conhecida como upcycling.

Upcycling é uma evolução da reciclagem tradicional - o "downcycling". O "up" se deve ao aumento de valor agregado adquirido pelo material após a intervenção criativa. 

As integrantes da ONG Cardume de Mães, localizada no Campo Limpo em São Paulo, ampararam os participantes nos mistérios da máquina de costura. Os trabalhos deram vida a uma exposição que pontuou o encerramento da edição de estreia do projeto. No facebook do Trama Afetiva tem os registros dos encontros e o processo de criação das peças expostas. Algumas delas poderão ser produzidos em série limitada.

Casca: A série de produtos da TRAMA AFETIVA

 

PONCHO ÂNGULO – de Carolina Ecco com Patrícia Sayuri, costurado por Herculânia Reis.

BIOMBO DOBRA – de Paula Franchi. Costurado por Francisca Laura.

AVENTAL MOSAICO – de Rosinha matos com Leandro Castro e Itiana Pasetti, costurado por Rosinha Matos e Herculânia Reis

JAQUETA-MOCHILA CASA-CASCA de Itiana Pasetti e Leandro Castro. Mochila de Nadezhda Rocha e Itiana Pasetti. Costurado por Herculânia Reis, Leandro Castro e Itiana Pasetti.


NUVEM – de Nadezhda Rocha, costurado por Rosinha Matos e Francisca Laura. 




CESTO PRISMA – de Eglair Quicolli costurado por Herculânia Reis.


CESTO SHIBORI – de Yae In Choi com Patricia Sayuri e Eglair Quicoli, costurado por Yae In Choi.

ORQUIDÁRIO DOBRA – de Paula Franchi. Costurado por Eliane Marques, Francisca Laura e Herculania Reis.

TOALHA CANGURU de Eliane Marques com Patricia Sayuri, costurado por Eliane Marques.


BANCO LIVRO – de Marcelo Badan e Adriano Catenzaro com Eglair Quicolli, costurado por Herculânia Reis, Rosinha Matos e Eliane Marques.



emoção

Jackson Araújo é partidário da "economia afetiva". Ele cunhou o termo em 2014 e desde então o utiliza como norte para seus projetos e consultorias. "É construir um novo tecido social. Mais humano. Mais integrado. Permeado pelo amor ao próximo e ao mundo. Estamos vivendo a era interdependência e da horizontalidade. Não podemos mais fazer as coisas sozinhos. Temos que fazer com os outros e para os outros. Assim, todo mundo ganha, principalmente o meio ambiente".

"Entre os inscritos havia uma dentista", relembra. "Estamos falando de moda e design, mas a necessidade de mudança nos processos pode ser aplicado a qualquer área. As escolas precisam mudar o jeito de ensinar". A vivencia com os participantes só confirmou uma suspeita do idealizador do projeto. Tanto os modelos tradicionais  de trabalho, quanto as metodologias de ensino nas escolas e universidades não suprem mais os anseios das pessoas.


Também vale a pena ler este texto no ModeFica sobre o Jackson e o Trama Afetiva.

educação

Andou circulando pelas redes sociais a notícia que a Finlândia seria o primeiro país a extinguir a divisão de disciplinas na grade escolar. Por lá foi inaugurada uma instituição de ensino vanguardista apelidada de "escola do futuro".

Há uma lacuna geracional nos métodos de ensino, acentuada pela perspectiva incerta de dias vindouros em meio a atual crise econômica.  A pauta está nas reivindicações dos secundaristas que ocupam as escolas pelo Brasil. Um aluno curioso pode ter mais informação do que seu professor. Cabe então a este ser uma espécie de "curador" de informações e ajudar seu pupilo a separar o joio do trigo e a formar sua consciência crítica.

renovação

Recentemente li o livro Cradle to Cradle (significa do "berço ao berço"). É um tratado sobre ecoefetividade (não afetividade ;). Ele foi escrito em 2002 pelos arquitetos Michael Braungart e Willian McDonough. A dupla comanda uma consultoria que ajuda as empresas a reverem o modus operandi. Os dois visam zerar os impactos ambientais construindo uma linha de produção com materiais que possam ser 100% reaproveitados, pensando na lógica do upcycling. Entre os seus clientes estão a montadora Ford e a empresa de design Herman Miller. É o contraponto da lógica "cradle to grave" (do berço à cova) praticada pelas indústrias desde a Revolução Industrial no Século XVII. Este vídeo explica a diferença:

https://www.youtube.com/watch?v=fP8PRA-OajU&feature=emb_logo

Os dois pregam a responsabilidade intergeracional, ou seja, deixar o mundo melhor para as crianças de hoje. E citando Albert Einstein, estimulam: "se queremos resolver os problemas que nos afligem, nosso pensamento deve evoluir além do nível que tinha quando criamos esses problemas". Hoje nossos problemas parecem ser 2.0. Outras tantas camadas acumularam-se sorrateiramente ao longo dos anos que fica difícil cortar o mal pela raiz.

Então, daqui para frente a fica dica do idealizador do Trama Afetiva: "o desafio é construir um mundo que ainda não existe". Com afeto.





Comentários