Cérebro



Colagem para o Kansas City Medical Journal.

Depois de ler uma matéria fiquei um pouco stalker da neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel e bastante curiosa sobre a ciência do cérebro. Quando você se concentra em um tema passa enxergá-lo por todos os lados. Em um domingo de preguiça esbarrei com “Tempo de Despertar”, filme com Robin Willians (o médico) e Robert de Niro (o paciente) baseado no livro homônimo do neurologista e escritor Oliver Sacks (1933 -2015). O enredo prova que para entender o que temos dentro da cabeça é preciso dominar as biológicas, as exatas, mas principalmente as humanas. E o próprio autor deu o exemplo em vida.


No TEDx acima a pesquisadora brasileira revela a diferença entre o cérebro humano e o cérebro dos outros animais: "Nós cozinhamos", resume. Os outros animais gastam muito tempo procurando e digerindo o alimento. Pensa na Sucuri. Ela come um boi inteiro com chifre e tudo depois fica um tipo um mês digerindo. Cozinhar os alimentos economiza o trabalho das enzimas digestivas. Por isso gastamos menos calorias para absorver o alimento e nos sobra mais tempo para fazer outras coisas.

Em uma conversa despretensiosa com a minha amiga e psiquiatra Camila, comentamos que o cérebro é paradoxalmente supervalorizado e desvalorizado na nossa sociedade. É supervalorizado por sermos felizes proprietários de massa cinzenta desenvolvida nos achamos melhor que as outras espécies, e é bastante comum usá-la para oprimir a mãe natureza e seus semelhantes. Por outro lado, investimentos em ginástica, pilates e outros esportes para manter o corpo em forma, mas nem sempre lembramos que o cérebro também precisa se exercitar. Ele também fica flácido. A soma de muitos cérebros sedentários gera grandes estragos.

A preocupação com a boa alimentação, com noites bem dormidas e com a manutenção das relações afetivas são a chave para um cérebro saudável, mas não é tudo.

Em outro TEDx (sim, sou um pouco viciada em TEDs), a escritora Susan Cain, discorre sobre a introspecção. Antigamente, a vida rural não propiciava grandes transformações. Tudo era altamente previsível e não necessitávamos de tantas máscaras sociais para conseguir conviver em sociedade, porque esta pouco se transformava ao longo da vida. Com a urbanização e a aceleração da sociedade de consumo, na qual tudo ficou mais efêmero, o ser humano precisou se adaptar a uma certa representação social - tipo de ator mesmo. As possibilidades de escolha aumentaram. Emprego, relacionamento e estilo de vida podem mudar a gosto do freguês. Nada mais precisa ser definitivo como era na época da fazenda. Contudo, foi preciso aprender a ser mais político para conseguir conviver, por exemplo, com aquele colega de trabalho ou chefe com valores de vida diametralmente opostos aos seus (para não dizer diretamente que ele é insuportável) e engolir sapos em prol da manutenção do salário e do círculo social.

As pequenas "traições" à sua subjetividade, no entanto, vão aos poucos gerando pequenos traumas. Um alí. Outro aqui. E quando você vê seu cérebro "deu ruim". Não há alguém (exceto aquelas pessoas que vivem isoladas sem contato com outros seres humanos) que vai passar a vida inteira sem ter algum momento de pane cerebral. Fazer terapia continuamente serve para exercitar seu "seu eu interior", segundo minha amiga Dra., e entender o que é realmente a sua essência e o que os outros (que "são o inferno") projetam em você.

E a autotraição pode ser imperceptível. Todo dia subvertemos nossa herança primata. Não vamos dormir quando o sol se põe. Não tiramos uma soneca depois de comer. Nos exercitamos muito menos do que nosso corpo cheio de articulações e músculos potentes pede, entre outras demandas selvagens. Ao contrário, cada vez menos há tempo para respeitar as demandas do organismo. Não é por acaso que a onda slow anda em voga.

A introdução do filme argentino Medianeras mostra a relação da arquitetura com as patologias da psiqué. Além da sensação de claustrofobia promovida pelos apartamentos cada vez menores, as janelas minúsculas limitam a entrada de raios solares. Menos luz, menos absorção de vitamina D. A substância estimula a produção endorfina - o hormônio da felicidade. A depressão e a ansiedade viraram doenças crônicas nas metrópoles. Outro filme, "Terapia de Risco", revela como uso indiscriminado de ansiolíticos e antidepressivos dá margem para um thriller. Em um dos diálogos da trama duas mulheres comentam sobre os remédios que tomam como quem compara marcas de xampu.

cerebro02 

Social Interaction and Teamwork Lead to Human Intelligence

A internet mudou a dinâmica das coisas e está todo mundo meio sem saber o que será do futuro. Entender o bê-a-bá do funcionamento da nossa cabeça e como ele impacta no dia-a-dia pode ser um jeito recomeçar sob uma perspectiva mais saudável. A inteligência e a criatividade, quando usadas para o bem, emocionam. Isso nunca vai mudar.


Comentários