Antes de existir os caçadores de looks, o fotógrafo holandês Hans Eijkelboom já clicava as pessoas nas ruas de várias metrópoles. Usou São Paulo como cenário, em 2012, quando a Bienal de Arte local expôs sua obra batizada de "Photo Note".
A editora Phaidon publicou em 2014 parte do trabalho no livro "People of the Twenty-First Century", com mais de 500 páginas.
O trabalho é contínuo e foi iniciado em 1992. O que atrai o holandês não é praticar o "Onde está o Wally?" do estilo. É justamente o contrário. A multidão, a repetição e o massificado captam seu olhar.
O advento do Fast-Fashion certamente lhe rendeu muito mais material de trabalho. Periga na mesma composição fotográfica aparecer alguém usando a peça na versão high e ao seu lado a cópia low, made in China.
O trabalho revela que a despeito de todas as campanhas de moda com imagens marcantes, o que se digere nas ruas é bem diferente. A ousadia de estilo é para poucos. Em época de luta de foice por um like e por aparecer, ser anônimo na multidão talvez seja um luxo.
Comentários
Postar um comentário