universo interior

estudos - Constanza Hermosill
No último post o cenário foi o Chile, e não por acaso encerro a série de (um, dois) três posts sobre jovens artistas que vivem em Buenos Aires com a chilena Constanza Hermosilla.

Coni, como é conhecida, tem 25 anos, se formou em artes em sua cidade natal Concepción, e aportou em Buenos Aires há um ano e meio, com a cara e a coragem, sem conhecer viva alma.

Constanza Hermosilla - foto roubada de seu facebook

Desde que chegou já realizou três exposições em galerias espaços “copados” como se diz por lá, traduzindo: legal + atual.

Suas principais referências são três nomes bastante contemporâneos: o ilustrador francês McBess (Matthieu Bessudo), o japonês Kimiaki Yaegashio e o tipógrafo catalão Alex Trochut. Outra fonte de inspiração são fotos familiares, tanto de sua família quanto de outras pessoas. Por aqui mostro duas séries de desenhos que ela vem realizando. Pedi para ela me enviar textinhos explicando seus trabalhos.

“El Origen del Universo”




(A Origem do Universo) “Como os cientistas constroem foguetes para explorar outros planetas e galáxias, quero fazer naves que me levem a encontrar aquelas respostas que buscamos lá longe, mas dentro desse cosmos que há dentro de cada um”.










“Sin delantal” 




(sem jaleco) "As crianças estão organizadas e com as bocas abertas assistindo uma aula imaginária. Usam sapatos lustroso e roupa engomada. Ninguém está de jaleco. “Sin Delantal” é a anotação que o professor escreve no diário de classe quando o aluno se nega a usar o jaleco. A peça é importante para proteger o uniforme*. 





Esta série de desenhos se aproxima da análise da educação tradicional, por meio da estética do uniforme escolar, entendendo este como uma expressão do rigor, da formalidade e institucionalização que ele impõe. Fala da idiossincrasia do chileno, da herança da ditadura militar e dos recentes movimentos estudantis".





*No Chile o uniforme é obrigatório nas escolas públicas. Ao estilo inglês, meninos usam terno e gravata e as meninas usam as clássicas saias pregueadas.




Comentários

  1. Adorei seu blog muito lindoo! aqui fiz meu blog com muito carinho, faça uma visitinha e segue lá. Estarei acompanhando sempre seu blog pois gostei muito bjinhos ;*

    http://umaprincesaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog muito lindoo! aqui fiz meu blog com muito carinho, faça uma visitinha e segue lá. Estarei acompanhando sempre seu blog pois gostei muito bjinhos ;*

    http://umaprincesaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário