moda é...



Kate Moss, sedutora como sempre na capa da Vogue Inglesa de junho.

Pelo modo que se propaga, é uma verdadeira moda, no sentido e com toda a importância que a moda assume numa sociedade industrial, inclusive em termos econômicos, como fator de obsolescência e substituição de produtos.(...) 

Apresenta-se como estilo “moderno”, isto é, “de moda”. Como a indústria acelera o tempo da produção, é preciso acelerar o tempo do consumo e da substituição. A moda é o fator psicológico que desperta o interesse por um novo o interesse por um novo tipo de produto e a decadência do velho. Assim, o Art Nouveau, enquanto estilo moderno, corresponde ao que na história da civilização industrial, é chamado de “o fetiche da mercadoria”.

 Giulio Carlo Argan, em “Arte Moderna” (Companhia das Letras).


#bookdodia


Fuçando aqui nos "meus documentos" achei um slide de uma das aulas que dei no SENAC ano passado, e fiquei pensando sobre essa definição de moda. O historiador Giulio Carlo Argan, no capítulo sobre o Art Nouveau, explica que a moda surge como um artificio da sociedade industrial capitalista para renovar o desejo de consumo periodicamente. Parece óbvio, mas a moda é tão sedutora que a gente esquece do seu objetivo principal.

Comentários

  1. e a pergunta que fica é:se esse for o sentido em si, tem cabimento perpetuar isso a essa altura do campeonato?
    O Art Nouveau é da época em que "escassez de recursos naturais" não era uma ameaça, muito menos uma preocupação.
    Não tá na hora de repensar?

    ResponderExcluir
  2. Luiza,
    está super na hora de repensar. Esse consumismo louco cansa.
    obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário