Fridas

Um dos destaques da coleção de arte latinoamericana do Malba de Buenos Aires é o "Autorretrato con chango y loro" pintado em 1942 por Frida Kahlo. Outro dia fui ao museu e vi o quadro de perto.


Autorretrato con chango y loro 1942
"Autorretrato con chango y loro" 1942

Malba - Buenos Aires
A pintura tem direito a vidro de proteção


A pintora acaba traduzindo um pouco de todas as ideias que o olhar estrangeiro, sempre em busca de rótulos, tem sobre o México (e por que não sobre toda a América Latina): cores, intensidade, amor, drama, paixão, sofrimento. O mais importante, no entanto, é o que justifica a criação do mito: exímia artista. E para alcançar tal patamar não poderia ser uma pessoa entregue a zona de conforto, por isso a vivacidade de suas obras.

Como fonte segura de referências para criar sensações fortes, vira e mexe é lembrada no mundo da moda. No Brasil Cavalera (verão 2012) e Ronaldo Fraga (verão 2010) tiraram lasquinhas dela. Aqui um textinho do próprio Ronaldo explicando essa coleção. A Prada deu uma bizoiada para fazer a coleção de verão 2011. E se voltarmos no tempo é possível encontrar Kahlo em Lacroix, Jean Paul Gaultier, Kenzo.

Passeando pela internet achei alguns editoriais inspirados na pintora:


Wendy Bevan®
Marie Claire Itália, março 2011


Wendy Bevan®
Marie Claire Itália, março 2011


Wendy Bevan
Marie Claire Itália, março 2011


Karl Lagerfeld
Vogue Alemã, março 2010 -Claudia Schiffer por Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld
Vogue Alemã, março 2010 -Claudia Schiffer por Karl Lagerfeld


Karl Lagerfeld
Vogue Alemã, março 2010 - Claudia Schiffer por Karl Lagerfeld


Melanie Rodriguez for Papier Mache #3
Fridinha - Papier Mache #3


Melanie Rodriguez for Papier Mache #3
Papier Mache #3

Melanie Rodriguez for Papier Mache #3
Papier Mache #3
lá no Flickr tem mais algumas


***
pra ler e ver...

Livro Frida Kahlo - Suas Fotos
Frida Kahlo: suas fotos Lançado em 2010, pela Cosac Naify, reúne 400 (e uma) fotos inéditas da vida da pintora. Tirada por ela, amigos, parentes... é uma espécie de álbum de família. As fotos ficaram guardadas por muitos anos. A história toda você lê aqui.

do livro Frida Kahlo : suas fotos  Frida: Suas Fotos Frida: Suas Fotos

E outro tem outro livro, encontrado no México e na Amazon (sonho de consumo!) chama-se "El Ropero de Frida" que mostra o guarda-roupa da artista lá na Casa Azul, onde hoje funciona o museu que leva seu nome.


el-ropero-de-frida
"O Guarda-Roupa de Frida"


Imagem do livro El Ropero de Frida

Livro: El Ropero de Frida

e pra terminar... duas cenas fortes do Filme "Frida" com Salma Hayek. Figurino lindo! 



Apesar de ser pouco mexicano, reparem no vestido belissímo da Ashley Judd

Comentários

  1. Olá, visite nossa loja http://www.modafashionlojavirtual.com/ temos diversas marcas de relógios, bolsas, carteiras e muito mais. Parcelamos em até 6x sem juros. Temos atendimento online para tirar qualquer dúvida de nossos clientes.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    também sou fã da mulher e artista Frida Khalo. É uma história de superação e brilhantismo. Ela soube valorizar suas origens e levar o "seu México" para o mundo. Ultrapassando até mesmo sua vivência. Escrivi um pouco sobre Frida e a moda no meu blog: http://jaquebalas.blogspot.com.br/2012/03/frida-khalo.html

    abraços,

    ResponderExcluir

Postar um comentário