Estou passando um tempinho em Buenos Aires. Por aqui está rolando a Fashion Week local e aproveitei para ir à palestra do WGSN sobre
macrotendências para o verão 2013. Como estive ausente do último SPFW fiquei
bem contente em conferir o repeteco em castelhano.
Mais modesta que a edição paulistana, a conferência portenha
do site aconteceu na Casa Natura, um charmoso espaço em Palermo
Viejo.
Catalina Marín que trabalha baseada na Colômbia apresentou
as três macrotendências para o verão 2013, e em seguida, Analia Piffaretti,
diretora comercial do bureau para a América do Sul (a sede da rede sul americana do WGSN fica em São Paulo), sugeriu estratégias de
marketing para as empresas de moda.
Antes de começar a apresentação Catalina falou de
sentimentos universais que estão permeando o mundo e influenciarão o verão 2013. “Desintoxicar da tecnologia”. “Ser legal
com o próximo”. “Valorizar a realidade”, “A volta de questões filosóficas: de
onde viemos? Para onde vamos?”. Um estudo de uma universidade inglesa apontou a
volta do interesse pela física (atribuo isso a Sheldon Cooper e seus amiguinhos
do The Big Bang Theory). Empresas como a Apple, o Google, Facebook, continuam
promovendo o “ser nerd é cool”. Olha o inconsciente coletivo aí gente!
IDIOMATIC
A peculiaridade desse vídeo é a trilha sonora. Michel Teló.
Essa música não para de tocar aqui em Buenos (também). Como vocês verão a seguir já há versões em línguas
estranhérrimas. A razão pela qual o tema foi escolhido é ser local e global ao
mesmo tempo. A língua não é mais uma barreira. Segundo os pesquisadores do WGSN
está acontecendo uma revalorização das culturas locais. Marín citou botas
tradicionais mexicanas de bico bem pontudo que ganharam nova vida e viraram
uniforme da balada.
Na moda: é uma sugestão para cores saturadas,
assimetria, rústico e o sofisticado juntos.
WONDERLAB
Essa tendência tem a ver com a ciência e tecnologia, e
particularmente com a tecnologia, que possibilita ver beleza onde nunca
havíamos imaginado. A referencia principal são as fotos tiradas por meio de
microscópios super potentes que aumentam em milhões vezes o tamanho de células,
vírus e bactérias. Nesse sentido, Catalina falou que há estilistas estudando o
corpo humano de maneira mais aprofundada. A Wonderlab também tem a ver com a
história de possuir um conhecimento muito específico, em outras palavras, ser
perito em um tema que pouca gente conhece.
Na moda: poderá se manifestar por meio de estampas
inspiradas na microbiologia, tecidos e acabamentos tecnológicos, tais como
alguns tipos de resina, e de tirar o belo do inesperado.
STORY OF NOW
E a última macrotendência aponta os consumidores que querem
o absoluto, o concreto. Aquelas pessoas que estão cansadas de promessas que não
se cumprem. As marcas devem ter atenção redobrada com esse tipo de consumidor
que exige seus direitos. Esta associado a isso as manifestações que estão acontecendo mundo afora. Ela mostrou um slide em que havia uma foto de uma garota
carregando uma placa escrito “the new beginning is near”. Apontando não o
pessimismo, mas sim, uma nova maneira de ver o mundo. E nas artes isso pode ser
traduzido pelo trabalho “Back to the future” da fotografa Irina Werning. Essa macrotendência tem um quê de nostalgia também.
Na moda: aparece por meio de colagens, reciclagem,
sobreposições, e da influencia esportiva, a medida que há um certo despojamento
no vestir deste grupo. Também se associa a uma produção artesanal, mais
exclusiva.
***
A palestra de Analia Piffaretti seguiu com sugestões de
ações de marketing para as marcas cativarem os clientes. Ela citou ferramentas
como o tumblr, o istagram, foursquare, games e aplicativos de smartphones e
citou exemplos de como algumas marcas estão tirando proveito disto. Além
apontou a mudança de postura de algumas marcas que estão mudando o catálogo
fotográfico por vídeo. E a vontade do consumidor de “visitar a cozinha da
marca”, conhecer o processo de fabricação e saber dos bastidores de desfiles,
fotos, etc. A comunicação por imagem, aliás, é o caminho mais indicado, pois fisga mais rápido o almejado cliente/internauta.
A mensagem final é que não adianta a marca produzir conteúdo
pontualmente. A sedução ao cliente tem que ser contínua. Usou o termo
“Story-Building”, ou seja, a história da marca deve estar sempre em construção.
Burberry, Nike, Puma, e as brasileiras Maria Filó, Farm,
Cia. Marítima e o site de venda on-line de calçados Shoes4You, foram citadas como cases de sucesso.
vou puxar a sardinha pro meu lado, porque fiz o roteiro, assistência de direção, e co-edição desse vídeo.
A executiva provocou as grifes argentinas presentes a pensar
estratégias para o consumidor brasileiro, uma vez que está pertinho, têm dinheiro e podem
aproveitar o alto potencial de design dos vizinhos.
***
Saí inspirada da palestra e fui dar uma voltinha em Palermo
Viejo, o bairro trendy daqui. Entrei em uma loja chamada Brujas (Serrano x Gorriti) que vende uma
seleção de designers independentes. E dentro do espaço, espiando o que andam
aprontando os novos estilistas argentinos, ouvi no rádio dois comentaristas
conversando sobre os cinquenta anos da chegada do primeiro computador no país.
Foi apelidado de Clementina e custou algo na casa dos milhões à Universidade de
Buenos Aires, e exigia uma sala inteira.
A prosa da dupla foi rumando para as
tecnologias atuais e eles começaram a falar do Instagram. Como os efeitos do
programa despertam a nostalgia da época analógica e mexem com o lado afetivo das pessoas. E de como por meio deste aplicativo se encontra
beleza no inesperado, seja estação de metrô do costumeiro caminho ao trabalho,
ou um detalhe na rua da casa que nunca se havia notado. No creo en las brujas,
pero que las hay las hay.
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