umbigo, universo

Helen Rodel - coleção MMXI©
Helen Rödel - coleção MMXI©

O processo de trabalho de alguns dos criadores de moda, entre lápis de cor, giz de cera, tesoura, linhas, agulhas e máquinas de costura, papéis, recortes de revistas e livros, é fascinante, né?. Quando o insosso editor de texto é o principal instrumento do seu ganha-pão, entrar em contato com esse universo da criação de moda (também poderia ser da arquitetura ou do design) é ser transportado para uma dimensão poética, por vezes caótica, mas definitivamente sensível.

Hoje de manhã a estilista gaúcha Helen Rödel me proporcionou tal sensação ao me enviar esse e-mail e um link:


Caríssima Laura,

Gostaria de te apresentar o documentário que fizemos para aproximar os olhares de coisas que me são realmente valiosas. São elas as pessoas com quem trabalho, as técnicas com as quais desenvolvo minhas idéias, as próprias idéias, meus tempos e meus espaços.

Ele foi feito entre fevereiro e abril deste 2011 em dias de gênio jovial e vigoroso. Foi em estado encantador que me dediquei a esta oferta.

Por isso espero que gostes e que se assim for, que divulgues.
Será bem importante para mim.

Um beijo e ventura,
Helen Rödel


Acompanho o trabalho da Helen Rödel desde o começo do blog. A grife da gaúcha tem um produto muito específico. A estilista é especializada em tricô e crochê com um jeitinho bem retrô, e é profundamente adepta da fabricação artesanal.

Tanta dedicação merece uma comunicação visual bem explorada. Em 2008, por exemplo, publiquei por aqui um catálogo que ela fez com a última máquina fotógrafica lambe-lambe do Rio Grande do Sul.


Helen Rodel - coleção MMXI©
Helen Rödel - coleção MMXI©

Outro ponto que considero muito interessante, é ela se auto-intitular uma designer latino-americana, uma vez que o intercâmbio criativo da moda brasileira com o países hispano hablantes do continente americano é quase nula.

Vamos ao documentário...
Belas imagens, delicado, reflexivo, takes muito instigantes do processo de fabricação da coleção MMXI, e de seu estilo de vida (reparem no barrigão, explica muito da sensibilidade do filme). Helen nos conduz pelo conjunto de elementos que justifica seu estilo de criar roupas.

Comentários

  1. O vídeo é delicado, expressivo e maravilhoso de acompanhar. É legal para as pessoas entenderem um pouco mais do processo criativo, que além de prazeroso, também é preciso muita dedicação. O trabalho da Helen é incrível, com um diferencial que se destaca entre tantas outras marcas de tricô e chochê. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário