festival de curtas: um link, um filme

O que Martin Scorsese, Olivier Dahan e David Lynch têm em comum? Eles já dirigiram campanhas para Chanel, Dior e Gucci, respectivamente. Aclamadas por fazer os tutus do figurino de "Cisne Negro", a dupla Kate e Laura Mulleavy, da Rodarte, chamaram o fotógrafo Todd Cole para conduzir o curta-metragem"The Curve of Forgotten Things", estrelado por Elle Fanning, nova queridinha de Sofia Coppola. A cineasta, por sua vez, dirigiu Natalie Portman na nova campanha do perfume Miss Dior, da Dior.

A consultoria de tendências WGSN divulgou em sua conferência durante o São Paulo Fashion Week que, entre as apostas para o verão 2012, está uma macrotendência chamada "Cinematic". Para chegar ao tema os analistas do Bureau levaram em consideração esse crescente intercâmbio entre as marcas de moda com a linguagem do cinema.

Esse vídeo da Wallpaper, em inglês, conta outras experiências entre grifes e cinema. O projeto mais legal é do estilista tailandês Phillip Lim. Chamado de 4 x 3.1, (referência ao nome da marca 3.1 Phillip Lim) foi bancado pela loja Lane Crawford de Hong-Kong. Lim convocou quatro jovens diretores para criar filmes, cada um em uma cidade e com figurinos devidamente assinados por ele. A matéria também faz referência a ópera criada pela marca de sapatos Tod's em parceria com o Teatro Scala de Milão e animação feita para a Comme des Garçons.

E, ele, o multifacetado Karl Lagerfeld, não ia perder a chance. O kaiser ataca de diretor. Seu muso, o modelo Battisti Giabiconi, é o protagonista de "La Lettre". Tem jeitinho de nouvelle vague. Tom Ford saiu na frente e dirigiu o longa "Direito de Amar". Te cuida Scorsese!

***
Aí os filminhos citados na matéria:

Phillip Lim 4 x 3.1
Locação: Hong-Kong
Diretor: Vitoria Tang




Phillip Lim 4 x 3.1
Locação: Nova York
Diretor:Elle Muliarchyk



Phillip Lim 4 x 3.1
Locação: Pequim
Diretor: Rain Li
para assistir clique aqui

Phillip Lim 4 x 3.1
Locação: Paris
Diretor: Yi Zhou
para assistir clique aqui

***

Tod's Italian Dream
Diretor: Matthias Zentner



***

"La Lettre"
Diretor: Karl Lagerfeld
Campanha Karl Lagerfeld Spring 2011



***
"Wonderwood"
Comme des Garçons
Diretor: Brothers Quay


Comentários