da neve ao design

Da série colaborações... esse textinho escrevi para o blog do Pense Moda
Em tempo, a exposição já acabou, mas seu catálogo pode ser encontrado na livraria do Instituto Tomie Ohtake

***
A Finlândia tem uma temperatura média anual de 5,3 graus Celsius, e uma população de cerca de 6 milhões de habitantes (a cidade de São Paulo tem cerca de 11 milhões). O cenário aparentemente frio e vazio abriga uma tradição de design bastante inspiradora. Um pouco do que foi, e é, criado naquele país pode ser visto até o dia 8 de maio no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo na exposição: “Estrelas do Design Finlandês” que tem curadoria do Design Museo (Helsinque)

Algumas peças são bem conhecidas do público, como a tesoura e a caneca criada pelo designer Olof Backström e fabricada pela indústria Fiskars (fundada em 1649 e ainda em operação).

tesoura_fiskars

O design na Finlândia é parte da identidade local. O RG foi tirado no final do século XIX quando o país, ainda sob o domínio russo, viu nascer criadores inspirados pelo movimento art-noveau (que em linhas, bem gerais, procurava unir arte e indústria e divulgava as “artes aplicadas”, que, mais tarde, evoluíram para o conceito de design).

O representante mais famoso do design finlandês é o arquiteto Alvar Aalto. Sua obra reflete a influência das formas orgânicas do art-noveau e do artesanato nativo, com referências da arquitetura moderna, principalmente da escola alemã Bauhaus. Sua peça mais conhecida é o vaso Savoy, ou Aalto.

A inovação da peça é a forma pela qual o vidro é moldado. O trabalho refinado com o vidro, aliás, é outra marca do desenho finlandês.

Clear-Aalto-Vase-iittala-Aalto_6493872E

A indústria têxtil tem lugar de destaque na exposição e aparece por meio de muitas roupas, principalmente vestidos. Quase todas as peças foram desenvolvidas pela Marimekko, indústria fundada por Armi Ratia em 1951. A empresa trabalha as peças a partir uma lógica invertida: primeiro surgem as estampas e depois as formas. E a visionária empresária contratava designers para desenvolver estampas.

Alguns nomes de destaque na trajetória da empresa são Maija Isola, Vuokko Eskolin-Nurmesniemi e Sanna Annuka. As três designers foram muito influenciadas pelos grafismos tradicionais da Finlândia, e carregam uma visível influência da Pop-Art.

Maija Isola - estampa Unikko 1964
Maija Isola - estampa Unikko 1964

Sanna Annukka -  estampa "O chamado de Kantele" 2008
Sanna Annukka - estampa "O chamado de Kantele" 2008

As roupas feitas nos anos 60 têm linhas bem geométricas, com referência visível da linha futurista, difundida pelos franceses Courrèges, Paco Rabanne e Pierre Cardin.

Vuokko Nurmesniemi - vestido  Mari-essu
Vuokko Nurmesniemi - vestido Mari-essu

O interessante da mostra é notar a simplicidade e a funcionalidade das peças. Ter uma peça de design assinado por lá é corriqueiro, por que os objetos são pensados para o uso cotidiano. Hoje o ensino do design na Finlândia tem entre seus preceitos questões ambientais.

Vale notar que ali, na fronteira com a Finlândia, fica a Suécia outro pólo importantíssimo de design. E com a lógica bem parecida. Certamente o nome Ikea é familiar para muita gente. A loja de móveis populares é uma verdadeira febre! Quem já teve oportunidade de entrar deve ter notado que, ao lado de cada produto, fica exposta uma plaquinha com o nome e foto do designer responsável. Da vizinha Dinamarca saiu Arne Jacobsen, autor da popular cadeira formiga.

cadeira formiga
cadeira formiga

É a Noruega? Lembra do Lars Svedesen na palestra “A importância da crítica de moda: porque ela existe e porque precisamos dela” no Pense Moda do ano passado? Norueguês.

Então, é bom ficar de olho nessa tal Escandinávia, mais do que neve tem muito design e informação para prestar atenção.

***
ah! Vale lembrar que ano passado a Avon fez uma parceria com a Marimekko e as famosas flores de Maija Isola viraram maquiagem.

Comentários

  1. Muito interessante, adorei!

    e parabéns pelo blog, eu sempre entro mas acabo não comentando, rs!

    Bjinhos ! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Juliana!
    volte e comente sempre!
    1 beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário