Forever 21? Já ouviu falar?
A marca é um fenômeno nos Estados Unidos e segue a linha fast-fashion da H&M e Zara. Pois é, seu crescimento meteórico promete agora alcançar níveis avassaladores, estando na Times Square em Nova York. Um dos lugares mais populares do mundo. O dono da Forever 21 é o coreano evangélico Don Chang. Seu país que só cresce economicamente e sua religião que ganha cada vez mais fieis. Reflexo de uma nova ordem mundial? As sacolas da loja vêm com palavras da bíblia.
A protagonista da matéria de Rafael Teixeira na Revista Piauí não é a marca e sim a loja Virgin, que cedeu seu ponto de venda novaiorquino para a Forever 21. A Virgin foi o templo de consumo da música, e está perdendo seus clientes graças ao avanço dos dowloads na Internet. Em contrapartida ao declínio do mercado de CDs, está o avanço da moda. Simbólico. A reportagem diz “e mais um sinal de que a indústria da moda, com crise ou sem crise, não pára de crescer”.
E faço desta afirmação a minha pergunta. Por que a industria de moda não pára de crescer?
Acredito que a resposta seja a mesma que levou a loja de discos a fechar. Sim, a Internet. A moda encontrou um meio que muda mais rápido que ela. A troca de informações sobre o mundo da moda e da beleza, a roupa das celebridades, as fashion weeks em tempo real, tudo isso aliado a possibilidade de se mostrar, de aparecer (um dos grandes legados da era digital) aumenta a vontade de consumir moda. Ainda não dá pra baixar roupa pela internet e as pessoas, em geral, gostam de aparecer vestidas. Enquanto quem pode compra a marca de luxo, quem não pode corre na Forever 21 atrás da cópia.
***
Só pra constar o proprietário da Virgin pode ter perdido esse ponto comercial, mas não está triste. Richard Branson é um milionário inglês que tem investimentos bastante diversificados que incluem uma companhia aérea e uma equipe de Fórmula 1.
por acaso ainda não tinha ouvido falar!
ResponderExcluirreflexão interessante.
ResponderExcluira internet cria e 'des-cria' incessantemente, e é, sem dúvida, a melhor fonte de referências.
gostei bastante do post. curto, mas cheio de boas reflexões.
Conheço e adoro. Uma pena não enviarem para o Brasil (ainda) e achei uma ótima as sacolas, esse detalhe não sabia.
ResponderExcluirPassei umas poucas vezes por aqui mas voltarei com mais frequencia, parabéns pelo blog. Beijo
Conheço e adoro. Uma pena não enviarem para o Brasil (ainda) e achei uma ótima as sacolas, esse detalhe não sabia.
ResponderExcluirPassei umas poucas vezes por aqui mas voltarei com mais frequencia, parabéns pelo blog. Beijo
A indústria da moda só cresce porque as pessoas querem se sentir bonitas, bem consigo mesmas.
ResponderExcluirO mundo já ta cheio de coisas ruins pra se ver. Imagina como seriam tristes as nossas vidas sem moda????
OlÁ! Leio sempre seu blog, parabéns pelas matérias. A partir de agora vou seguir :)
ResponderExcluirbjss
Olá laura! Adorei seu blog!Você foi umas das inpirações para meu blog sobre moda, acho sua pproposta muito legal e acompanho sempre suas postagens! Realmente muitas reflexões sobre a cultura de consumo, concordo que a moda não para de crescer por causa da internet que cada vez mais está na vida das pessoas, mas também defendo a teoria de que a moda é História e por isso nunca vai deixar de existir. É possível estudar a história do mundo através da vestimenta, ja a música em forma "material" acaba se tornando obsoleta, com a inernet o acesso música é mais fácil, rápido e barato. www.anabakana.blogspot.com esse é o meu blog, ainda estou no começo, beem no começo, sou apensa uma menina apixonada por moda, mais um dia pretendo alcançar a estrutura do seu blog! Fica aí o convite para acessar o meu blog! Um beijo e até mais!
ResponderExcluirpois eu fui ontem na Virgin que esta em saldao total...tudo com ate 30 de desconto !! claro que fiz minhas comprinhas...hehe...e a forever 21 eh realmente babado por aqui...ate as celebridades compram nela...mas confesso que as roupas da H&M sao beeeeem melhores...e com a crise ta tudo em sale por aqui...vem me visitar ?? besobesobeso
ResponderExcluirAdorei o blog
ResponderExcluirOlá, Laura.
ResponderExcluirAdorei o post. É impressionante como essa loja cresce nos EUA, não?
Compro muita coisa de lá, inclusive estou com uma blusinha da marca hj. Rs.
Acho que ela oferece moda conceito por um preço justo. Agora, ela tbm tem uma marca mais "chique" que é a Twelve by Twelve. Vc já viu? Ela é um pouco mais cara do que a marca mãe, mas nada exorbitante. Bem legal tbm.
Bjos e parabéns pelo blog!
Dani
Acesse: www.miscelaniumfashion.blogspot.com
super legal teu blog! realmente!
ResponderExcluirparabéns..
se der passa lá no meu
www.terradealice.blog.com
Eu também não conhecia... mas é bem interessante.
ResponderExcluirE é mesmo bem visível o quanto a moda cresce, graças a internet. Ah, bendita internet.
Olá
ResponderExcluirEncontrei o blog no google e achei super legal, não sei como vocês adicionam novas dicas de blog, mas caso façam isso, deixo aqui minha dica.
É o blog http://authenticportrait.wordpress.com/.
Espero que curtam a dica e possam divulgar oou me explicar como funciona esse tipo de inclusão no blog de vocês.
Obrigada
Laura
ResponderExcluirEu gostaria de indicar para vcs um artista chamado Celso Lima
que tem um trabalho de estamparia muuuuiiitoooo bonito!
Celso desenvolve um trabalho sobre tecidos (seda é seu suporte principal)
e é um pesquisador sobre o mundo da estamparia.Ele foi escolhido pela
revista Casa Claudia, como um dos 50 melhores artesãos do Brasil.
Mas seu trabalho não fica só na área de decoração, seus lenços estampados
são um luxo só!
Ele tem um blog: www.celsolima.zip.net que é bem legal e é uma delícia de ler!
Acho q vc vai gostar.
Abração
Marco