benjamin e as roupas do Oscar

cena de “O Curioso Caso de Benjamin Button”
crédito: divulgação


No site Thread Bangers tem uma entrevista com a figurinista Jacqueline West, falando sobre o figurino de “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Ela dá uma dica importante para quem aspira sua profissão e revela que a primeira condição para projetar o guarda-roupa de um personagem é “treinar o olho”. Para isso é muito importante assistir filmes, desfiles, visitar exposições de arte, andar bastante pelas ruas observando as pessoas. West foi indicada ao Oscar, mas quem levou a melhor foi Michael O'Connor de “A Duquesa”.

No filme estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, o pai do protagonista Benjamin (Pitt) é dono de uma fábrica de botões que prosperou durante a segunda guerra mundial. E há uma alusão engraçada sobre a concorrência do zíper, aviamento em franca expansão de mercado na época. Olha uma breve história do zíper que achei na Super Interessante.

Foi o engenheiro e inventor americano Whitcomb Judson quem registrou em 1893 a primeira patente de um feixe tipo zíper, para substituir os laços das botas de cano alto. Era ainda um artefato rudimentar – uma seqüência de ganchos e furos. Talvez por isso, passou despercebido. Dezessete anos passaram-se até aparecer o zíper moderno, obra do engenheiro sueco-americano Gideon Sundback. Mas os primeiros fechos deram dor de cabeça: Não era fácil e fechar os colchetes e havia a necessidade de descosturá-los antes de lavar as roupas, para evitar a ferrugem. Essas dificuldades foram resolvidas com o uso de novos materiais nas zíper boots, criadas em 1923 pelo famoso fabricante de pneus B.F. Goodrich – o mesmo, por sinal, que cunhou o nome zípper, baseado no som que fazia ao fechar as suas botas de borracha.

“O Curioso Caso de Benjamin Button” ganhou pouquíssimas estatuetas, porque foi soterrado pela avalanche indiana “Quem quer ser um milionário?”. O Bom Retiro pelo jeito sabe das coisas.

O Oscar de maquiagem para Benjamin Button foi merecido. No site do filme http://www.benjaminbutton.com mostra detalhadamente o processo de envelhecimento.

***
Não gostei do tapete vermelho do Oscar. Achei os vestidos sem graça. E a quantidade de tomara-que-caia? Gostei mesmo da roupa da Tilda Swinton de Lanvin, sensualidade menos óbvia. Muito elegante.



A festa da Vanity Fair, pós cerimônia, sem a necessidade dos longos, reservou looks melhores. Minhas favoritas são a (musa) Rachel Weisz de Narciso Rodriguez e a Kate Bosworth de Alexander McQueen.




No site http://www.redcarpet-fashionawards.com/, de onde tirei as fotos, tem tudinho sobre a moda das duas festas.

Comentários

  1. Olá!
    Adorei seu blog, pois além de ter um belo visual, tem posts muito interessantes. Espero sua visita.
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu vi o filme ontem e achei otimo!
    fiquei apaixonada pelo casaco amarelo que a Daisy usa antes de ser atropelada, sabe?
    muito lindo!
    beeijo *:

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme na quarta passada e fiquei chocada com o talento da equipe de maquiagem. Quanto ao look da Tilda concordo que a roupa estava belíssima mas eu inverteria a maquiagem dando mais destaque aos olhos ao invés da boca...

    ResponderExcluir
  4. menina, eu aqui dando uma fuçada gferal no Google e vi que meu blog o EXTREMELY estava linkado a um MODA PRA LER, então vim ver!
    Amei tudo!
    vou linkar lá tb e estar sempre de olho!

    tks tks muito tks!
    ;)))

    ResponderExcluir
  5. considerei o filme um dos melhores que já vi!

    amei seu blog.

    visite-nos também

    XOXO
    Bia
    carla

    ResponderExcluir
  6. A CARACTERIZAÇÃO DO FILME É SIMPLESMENTE INCRIIIVEL.

    SOBRE AS DICAS PARA FIGURINISTA...TEM QUE SER MUITO OBSERVADORA..MUITO. NÃO SÓ OS FILMES, DESFILES E ARTE, MAS TB VER AS PESSOAS NA RUA...TODO TIPO DE GENTE! ISSO AJUDA MUITO A COMPOR OS PERSONAGENS.

    BJBJ

    ResponderExcluir
  7. Oiii visito seu blog a muito tempo...
    acebei de fazer o meu!
    sim esta quase sem nada mais de uma passadinha
    beijooss

    ResponderExcluir

Postar um comentário