Caminho das Índias = Bom Retiro

Sábado me aventurei pelas ruas do Bom Retiro. Fazia mais de um ano que não visitava a região. Mais uma vez me surpreendi com a rapidez dos lojistas locais em detectar tendências. Sem dúvida é lá e no Brás que mora o “fast fashion“ brasileiro. E mesmo com o apelo popular é possível notar que há um investimento crescente e irreversível em pesquisa de estilo.

A cartela de cores do bairro, por enquanto, vai contra o tons austeros que vimos no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio. A entresafra de estações tem a novela Caminho das Índias como pano de fundo. Seu figurino reverbera com força e promete ficar para o inverno.

vitrine indiana

elefante para não ficar por fora

As vitrines não poupam reinterpretações dos trajes tradicionais como o punjab dress e o Sari. Por lá aparecem traduzidos em bata, saia longa, vestido, túnica e em calça saruel. A estampa caxemira pontua o étnico.

crédito: jinglebobs

Os camelôs bem atentos oferecem brincos com mandalas vazadas, além claro do modelo usado pela Maya, Juliana Paes na novela com a haste que corre ao longo da parte da frente da orelha. Alguns oferecem o bindi (aquele adesivinho que as indianas colam na testa).

Via G1/ crédito: Thiago Prado Neris/TV Globo

***
Olhando as vitrines do Bom Retiro sempre imagino que o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio teriam bastante êxito se fizessem uma parceria efetiva com as figurinistas das novelas da Rede Globo. Podiam desfilar uma parte das propostas da próxima estação nos personagens da telinha.

Os lojistas do Brás já se anteciparam nesse assunto. Lembram?

***
Aqui uns linkzinhos sobre a moda da indiana:

No site da novela:
Texto sobre a criação do figurino da novela
Dicas para adotar o visual indiano


Matéria do G1 sobre lojas indianas da 25 de março que servem de postos de abastecimento para as figurinistas da novela.


***
Descoberta!




crédito: reprodução site Elements

Como uma ou outra roupa com toque de Índia, a loja Elements foi meu achado nas andanças pelo Bom Retiro. O lugar oferece roupas bem cortadas, com tecidos de ótima qualidade e proposta mais “fashion“ que as concorrentes. O preço, por isso, é um pouco mais elevado. Contudo, ainda bem mais barato que Jardins e shoppings. As araras estão com a coleção de verão.
Ah! Destaque para os sapatos que a grife mineira Luiza Barcelos produz para marca. Estavam com 40% de desconto.!!! Varejo aos sábados.

Comentários

  1. Acho que tendências de forma geral são como células voláteis, entende? Acho que isso explica a rapidez com que são aderidas pelas pessoas... xD
    Eu amo esse mundo da moda, mas não fico tão presa a somente cores da moda, modelos da moda, acessórios da moda, mas incorporo sempre ao meu estilo! *-* é legal essa adaptação de uma cultura para outra!

    ResponderExcluir
  2. oie
    conheci seu blog atraves de uma amiga e adoreiiiiiii
    visita o meu
    estamodapega.blogspot.com
    beijinhuuuuuuuusssssss

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA LAURAAAAAAA pela visita lá no santa ;))
    acabei de chegar de SP, mas foi corrido, fui ai dar umas palestras no bom retiro , num apart hotel pra Kite textil, foi bem bacana ;))

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog.
    Estamos chegando tambem no Bom Retiro ! Com muita informação e cultura.

    www.portaldobomretiro.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário