conjuntos inexatos


A editora deste blog acha que está a vivendo o que aqueles que buscam explicações astrais chamam de "o Retorno de Saturno". Um dos sintomas dessa fase é uma profunda insatisfação com seu guarda-roupa. Domingão nublado, nada melhor que começar a vencer a crise arrumando o armário. Três sacolas de roupas depois, consulto dois manuais de estilo para ter alguma idéias de que peças investir. Com os livros “Esquadrão da Moda” das inglesas Trinny e Susannah, e “Chic” da Glória Kalil fiquei mais confusa ainda.

As três são ótimas em suas consultorias televisivas, justamente por sugerir opções para pessoas normais, e nos livros analisam o corpo por setores isolados. Muitas vezes uma característica permite uma roupa, e outra não. Em outras palavras, lembrando das aulas de matemática: os modelos de peças recomendadas para quem tem peito pequeno e para que tem braço grosso formam dois conjuntos e sua intersecção é praticamente nula.

Eis a baixos alguns diagnósticos.

Pouco Peito + Braços Grossos = 0
Para quem tem peito pequeno a recomendação é usar blusas regatas cavadas nas mangas e decote alto. A justificativa para optar pelo modelo é chamar atenção para os braços. Já a opção braços grossos o conselho é evitar regatas e optar por blusas com manga três quartos.

Bunda grande + Culote = ?
Para quem tem o bumbum grande a recomendação é usar calça de cintura baixa e pernas um pouco justas. Para as proprietárias de culote a sugestão é usar pantalonas.

Ombros largos + quadril largo = ?
Quando o quadril é largo uma das soluções é usar decote canoa para chamar a atenção para a parte de cima. Contudo, para quem tem ombro largo esse decote aumenta mais o tamanho do trapézio.

Tronco curto + Barriga saliente = ?
Quem tem tronco curto deve usar calça de cintura baixa, mas a cintura baixa não funciona para quem está com a barriga saliente.

Baixinha + sem cintura = ?
As baixinhas devem apostar em cortes secos, puxando para vertical. O clássico tubinho por exemplo. E quem não tem cintura deve usar roupas mais ajustadas e tecidos mais leves.

E por aí vai... Quando a textura é carne e osso, descobrimos que a matemática da moda, tem expoentes, equações de segundo grau, análise combinatórias e probabilidades complexas. As quatro operações não são suficientes.

***
Quem se interessou pode consultar as vizinhas de blog, que tem mais propriedade para falar.

Comentários

  1. Sabe que desde que eu tinah uns 12 anos e lia Capricho, super identificava esses problemas?
    Desde então faço tudo contra as regras!
    Afinal, não vou enganar ninguém que estou mais magra, só vão me achar uma gordinha de preto

    ResponderExcluir

Postar um comentário