analogia para o centenário



No sábado o arquiteto Oscar Niemeyer completou 100 anos. Ele é sagitariano. Acredito que ele não deva se importar muito com astrologia, assim como não deve ligar muito para o mundo da moda. Porém, as formas de seus projetos são extremamente inspiradoras. Em 2007 dois estilistas olharam a fundo em sua obra para criar suas coleções.

No inverno Tufi Duek da Forum se inspirou nas construções do arquiteto para criar as formas nas suas roupas. Para o verão a Blue Man de David Azulay estampou algumas obras de Niemeyer em sua moda praia, além de abusar do cinza, cor do concreto tão usado pelo arquiteto.

Blue Man verão 2008



Forum Inverno 2007




***
Estilistas e arquitetos fazem a mesma coisa: constroem. Um com tecidos, aviamentos, costureiras e modelistas, outro com concreto, cimento, vigas e pedreiros. A poesia pode ser a mesma. Você pode fazer um edifício neoclássico ou ter a ousadia de projetar o Copan. Na moda a ousadia é a mesma. Será o neoclássico padronizado a visco lycra e uma blusa da Comme des Garçons o Copan? As analogias são muitas.

Abaixo o trailer do filme “Oscar Niemeyer - A vida é um sopro” de Fabiano Maciel, que já está nas locadoras. Uma rápida viagem à obra do mestre, que ainda vai inspirar muita gente.



***
O número 100 que estampa o Copan é composto por 100 rosas criadas por Paulo Von Poser. O artista plástico é conhecido por recriar a imagem dessa emblemática flor. Fino. É um artista de renome no exterior e no mundo da moda ele já criou havaianas para a Huis Clos.

***
Crédito das Imagens: Copan (Laura/Moda pra ler); Desfile Blue Man (Blue Man/ divulgação); Forum (Chic)

Comentários

  1. Acho que o neoclássico da especulação imobiliária é ainda pior que visco lycra. É "seda" chinesa falsificada.Afinal tem por base aquele gostinho precário de desejar morar em Miami.
    Viva Oscar...

    ResponderExcluir
  2. eu tenho o documentário do niemeyer em casa...
    mtobom

    ResponderExcluir

Postar um comentário