Moda pra Ler recomenda: “Gilda, paixão pela forma”

Começou no dia 13 de agosto o projeto “Gilda, paixão pela forma”, uma série de homenagens a Gilda de Mello e Souza que acontece no SESC Araraquara.

O local foi escolhido por que a autora, apesar de paulistana, passou a infância por lá. É um pouco fora de mão, para os paulistanos acostumados com a cidade em que tudo acontece, mas é parada obrigatória para quem gosta de moda e está por lá.

A revista Cult desse mês faz uma retrospectiva didática sobre a intelectual, que na matéria foi denominada como “a maior crítica do pensamento estético do Brasil”.

Ela estudou todas as formas de arte pintura, escultura, literatura e a moda(???). O leitor deve estar pensando, mas moda é arte?
Gilda em seu livro “O Espírito das Roupas” afirma que sim. Eu tenho o livro dela como o responsável pelo meu interesse por moda ter hoje um viés acadêmico.

Para explicar um pouquinho da importância dela para quem estuda moda retomo um texto que escrevi na ocasião da Bienal do Livro do ano passado.

***
O Espírito das Roupas: A moda no século XIXGilda de Melo e Souza
Editora Companhia das Letras
O livro foi publicado pela primeira vez em 1987. É a tese de doutoramento da professora da USP Gilda de Melo e Souza. O trabalho é do final dos anos 40 e chocou os literatos pois tratava de um assunto considerado fútil e desnecessário. O livro já começa polêmico afirmando que moda é arte. Para descrever o vestuário do século XIX a autora recorre a obras teóricas e de ficção. Entre os autores pesquisados estão José de Alencar e Machado de Assis (em sua breve época romântica). Seus livros descreviam como as moças se vestiam. Gilda de Mello e Souza foi casada com o grande crítico literário Antônio Candido e faleceu em dezembro de 2005, aos 86 anos de idade.

GILDA, A PAIXÃO PELA FORMADe 14/08 a 30/09.
Terças a sextas, das 14h às 21h;
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
SESC Araraquara
rua Castro Alves, 1315
Quitandinha
telefone: 16 3301-7500
Araraquara - SP

Para saber mais sobre o evento clique aqui

Comentários