SPFW - acessórios definitivos

Mais uma criação coletiva de Moda pra ler e Santa Mistura. No quarto dia de SPFW descobrimos algumas tatuagens que circulavam pelos corredores da Bienal. Todos os personagens encontrados falam de seu desenho com todo carinho. Cada um tem uma história especial sobre sua(as) marcas registradas.

O cineasta Cristiano Winter contou que no momento que o abordamos para solicitar a foto ele estava justamente pensando nos estímulos visuais, como as tatuagens, que o jornalismo de moda deixa de lado.

A tatuagem fazia parte de ritos tradicionais de povos espalhados pelo mundo todo. Hoje, seja por significado especial ou por estética, está difundida entre as mais diversas tribos urbanas.

A estilista Tatiana Krzyzanowski, falou dela mesma, mas definiu bem o conceito moderno de tatuagem: “minhas tatuagens são acessórios, como anéis e colares. Brinco que são minhas jóias”.

Para entender um pouco mais sobre tatuagem o Moda pra Ler recomenda o livro: “Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo” , pesquisa abrangente da jornalista Leusa Araújo, publicada pela CosacNaify que investiga os 5000 anos da arte de marcar o corpo com imagens.

Cristiano Winter – polvo



Para o cineasta Cristiano Winter as tatuagens servem para marcar épocas da vida. No momento em que fez o polvo no braço ele saia do trabalho árduo da bolsa de valores para tentar a vida como cineasta: “para os fenícios o polvo era o inferno, porém naquele momento queria abraçar o mundo. O polvo uniu esses dois sentimentos”.

Oseias Lopes – dragão



A beleza que a figura do dragão foi o que motivou o apresentador de TV Oseias Lopes a estampar a figura há dois anos em seu bíceps. É a única tatuagem que ele tem: “Não gosto muito de tatuagem”, revela.

Samantha Simon – letras



Bem escondida de baixo da roupa, a assessora de imprensa Samantha Simon mantém a palavra amor escrita em hebraico em sua costela.

Glauco Sabino – asas de anjo


O blogueiro tem asas de anjo e a palavra liberdade em francês no alto das costas. O tatuador elegeu o desenho na hora: "Tenho uma megatara por asas".

Tatiana Krzyzanowski – flor



A estilista coleciona 8 tatuagens. Há 6 meses ao invés de alianças ela e o futuro marido trocaram tatuagens no ante-braço.

André Felipe - dragão



A grande habilidade com as artes gráficas fez o publicitário esperar anos em busca do desenho perfeito. Contudo, quando foi acompanhar sua mulher que tatuaria um floral no braço resolveu fazer um dragão que constava na cartela de desenhos do tatuador. Feliz impulso: “Foi uma das melhores coisas que fiz em 2006”, alegra-se.

David Dieguez – bicicleta



No SPFW, David Dieguez calcula quantas árvores cada freqüentador deve plantar para neutralizar sua emissão de gás carbônico. Ciclista praticante homenageou sua bicicleta com uma tatuagem na perna.

Comentários