SPFW - 2008 de tendências contraditórias

O segundo dia de São Paulo Fashion Week começou com o desfile da Raia de Goye no Jardim Europa. Já na Bienal enquanto a estilista carioca Patrícia Vieira apresentava sua nova coleção na passarela a consultora de tendências Bárbara Kennington da WGSN contava um pouco sobre as macrotendências para 2008 no lounge da Motorola.



Para os leitores que não sabem a WGSN é um site que fornece informações de tendências. Para ter acesso aos dados fornecidos por uma rede mundial de jornalistas, designers, artistas, entre outros profissionais é necessário ser assinante da página. Cerca de70% dos assinantes são empresas de moda, mas empresas como Motorola, Natura,Rede Globo, Editora Abril e Boticário se atualizam via WGSN.

O WGSN começou como uma empresa que fazia design de estampas. De cada 10 estampas apresentadas 10 estampas apresentadas apenas 1 era aprovada. Para não desperdiçar o trabalho dedicado os desenhos “rejeitados” a empresa passou a buscar alternativas comerciais via internet e dessa solução surgiu a empresa de tendências de moda.

Kennington já havia apresentado uma palestra sobre as tendências 2008 no shopping Iguatemi ontem a tarde. A Marisa do Objeto de Desejo fez uma descrição muito boa do que a consultora antecipou para o povo que assistiu às palestras.

As tendências de comportamento para 2008 são contraditórias. Ao mesmo tempo que o luxo e a riqueza são celebrados, há a visão de sustentabilidade e do anti-consumismo. Como os dois coexistem?

Computador feito de madeira - tecnologia mais sustetabilidade.

Para Kennington a educação que levará a um comportamento sustentável é paulatina, vai acontecer aos poucos, contudo já é uma realidade. Por outro lado nunca houve tanta gente rica no mundo quando hoje, segundo ela.

Outro ponto importante já citado pela Amy do Cool Hunting ontem foi justamente a presença da tecnologia que avança rapidamente.

É esperar para ver.

Comentários