Moda pra ler recomenda: Avesso


O Moda pra ler adora conhecer novas publicações sobre moda! Essa semana a surpresa foi o Fanzine Avesso.

Com tiragem limitada de 200 exemplares, a publicação é escrita e realizada pela jornalista e estudante de moda paranaense Heloisa Coltro. Em formato de bolso (10x14cm) a revistinha será trimestral.

A edição de estréia traz uma entrevista com a mulher do mito André Courréges, Coqueline Courréges, que aos 71 anos administra a Maison do marido. Vale lembrar que a marca do estilista que uniu moda e arquitetura não se rendeu aos grandes conglomerados de moda e ainda funciona em esquema familiar. Talvez por isso seja apenas uma boa lembrança na história e pouco citada na moda de hoje. Divagações à parte, a jornalista solta a polemica: quem inventou a mini-saia Courréges ou Mari Quant?




O zine traz outra entrevista muito interessante com Isabelle Quehé, idealizadora do Ethical Fashion Week que aconteceu em Paris no mês de outubro e matérias sobre moda e comportamento no Japão, um histórico sobre grafite, além de um editorial de moda feito com roupas de uma jovem estilista de Londrina.

A revistinha que custa R$3,00 e só pode ser comprada pelo e-mail ou pelo telefone
avessozinedebolso@gmail.com e 43 9922-7547. No blog tem um aperitivo.

Olha o release de lançamento:

Você pode até achar que a moda é só glamour, desfiles, modelos e festas badaladas. Moda pode ser tudo isso, mas também pode ser muito mais. Apostando que existe vida inteligente nesse universo tão badalado, criamos o zine Avesso - onde o leitor, leigo ou expert, vai se deparar com o outro lado da moda, seja ela acadêmica, conceitual ou pop.

Licenciado em Creative Commons (uma licença de conteúdo especial e mais flexível), o Avesso estréia sua edição #00 com matérias especiais, como a entrevista com Coqueline Courrèges - esposa do estilista André Courrèges e chefe da maison que leva o sobrenome do casal - e com Isabelle Quehé, criadora do Ethical Fashion Show, a semana da moda politicamente correta, realizada anualmente em Paris .

Ao lado das badaladas entrevistas, o Avesso dá espaço à sempre crescente produção da moda undergorund - de um lado, com a Diva de Papel desenhada por Enéas Neto, estreante do Estação Fashion Londrina em 2006, e de outro com o ensaio Amor Retrô, apresentando a marca vintage Polka Dots, com a assinatura de Maira Feitoza.

E não pára por aí: o Avesso ainda traz ilustração, fotografia, design, graffite e outros quitutes num formato que cabe em qualquer bolso - tanto pelo preço (R$3) quanto pelo tamanho (10x14).



***
Imagens: Avesso/ divulgação.

Comentários