Visita ao mundo do design

Até o dia 6 de agosto acontece na OCA em São Paulo a 1ª Bienal de Design. A mostra traz a evolução do design brasileiro dos anos 30 até hoje, além da dar um ótimo panorama de quem são os profissionais da área e para que rumos caminham o design brasileiro. Apesar deste ser um blog de moda acredito que os leitores também gostam de design.

A Bienal
Ao entrar o visitante se depara com trabalhos que remetem a cultura popular com uso de materiais bem brasileiros e com o design regional. Muitas das peças foram feitas por comunidades que recebem designers por meio do Sebrae para orientá-las a fazer um trabalho com maior variedade de criação e controle de qualidade. No mesmo piso está a história do design brasileiro dos anos 30 até hoje. Começa com mobiliário do arquiteto modernista Gregori Warchavchik e termina com o design ecológico feito com madeira extraída de maneira ecologicamente correta.

No piso superior estão peças dos novos designers que mostram o alto nível do Brasil nesse setor. São luminárias, jóias, cestos de lixo, mobiliário, embalagens, e outros muitos outros objetos, incluindo o projeto gráfico do novo Cd da Madonna “Confessions of dancefloor” desenvolvido pelo diretor de arte Giovani Bianco, aclamado no mundo da moda.

No último andar está uma exposição especial que homenageia a arquiteta francesa Charlotte Perriand cujo currículo inclui parcerias com a referência na arquitetura moderna, o suíço Le Corbusier e com o brasileiro Lucio Costa.

Impressões
Além da incrível vontade de trocar os móveis de casa por outros com design, é um orgulho ver o quanto o Brasil é capaz. É uma pena que produtos sejam tão pouco acessíveis. Fica a sugestão para os donos de empresas como Casas Bahia e Marabras: siga o exemplos das lojas de roupas e contrate designers consagrados para desenvolver linhas de móveis.

Crédito das Fotos: Bienal/ Divulgação
Cesto de Beth Lima: crochê no fio metálico.
Poltrona de Carlos Motta: feita com madeira de demolição

Links legais:
Museu da Casa Brasileira - http://www.mcb.sp.gov.br
André Marx - http://www.andremarx.com.br
Carlos Motta - http://www.carlosmotta.com.br
Nagib Orro - http://www.nagiborro.com.br
Miriam Mamber - http://www.miriammamber.com.br
Nó Design - http://www.nodesign.com.br

Agradecimentos: Cândido amigo designer, pelas aulas de design e pela companhia (sua e da Ana) na visita à Bienal.

Comentários