Moda pra ler no livro

Em ritmo de Bienal o "Moda pra Ler "indica alguns títulos essenciais.

A variedade de livros de moda publicados no Brasil é pequena, mas há títulos incríveis para quem gosta assunto.

***
O Espírito das Roupas: A moda no século XIXGilda de Melo e Souza
Editora Companhia das Letras
O livro foi publicado pela primeira vez em 1987. É a tese de doutoramento da professora da USP Gilda de Melo e Souza. O trabalho é do final dos anos 40 e chocou os literatos pois tratava de um assunto considerado fútil e desnecessário. O livro já começa polêmico afirmando que moda é arte. Para descrever o vestuário do século XIX a autora recorre a obras teóricas e de ficção. Entre os autores pesquisados estão José de Alencar e Machado de Assis (em sua breve época romântica). Seus livros descreviam como as moças se vestiam. Gilda de Mello e Souza foi casada com o grande crítico literário Antônio Candido e faleceu recentemente, em dezembro de 2005, aos 86 anos de idade.


A ModaErika Palomino
Publifolha
A jornalista conta de maneira simples, rápida e prática como é a moda do mundo e do Brasil. O mais legal é a narração da história da moda brasileira, dos mascates ao SPFW. Livrinho de formato pequeno e curtinho, para ler numa sentada.


Chanel: Seu estilo sua vidaJanet Wallach
Editora Mandarim
Se hoje usamos roupas cômodas, certamente Gabrielle Coco Chanel é responsável. Ela era uma mulher independente, inteligente, sarcástica e com um gênio muito difícil. Além de inventar o pretinho básico e o chemisier, incendiou o vestido da estilista italiana Elsa Schiaparelli com uma vela e teve um romance com um nazista durante a segunda guerra. Depois que ler esse livro os dois “c” cruzados nunca mais serão os mesmos.


A roupa e a Moda: Uma História ConcisaJames Laver
Editora Companhia das Letras
Da pré-história até os anos 80, os detalhes das roupas de cada época são narrados com minúcias e muito bem contextualizados com os acontecimentos do mundo. Uma grande virtude dessa publicação são as diversas fotos, desenhos e gravuras que explicam o que se lê.



Bordado da Fama: Uma Biografia de Dener
Carlos Alberto Doria
Editora Senac São Paulo
A biografia do costureiro revela os bastidores da época que a moda brasileira engatinhava. Dener foi o criador de moda mais talentoso de seu tempo. Vivia de modo glamuroso e excêntrico, com direito a mordomo fiel, dobermann e festas homéricas. Viveu boa parte de sua vida num mundo a parte, alheio, por exemplo, as agitações sociais da década de 60 e 70. Quando o deslumbramento acabou a bebida foi seu consolo e seu fim. Dener fez modelos para Hebe e Maria Tereza Goulart (mulher de Jango, presidente deposto pela ditadura). Teve Ronaldo Esper como discípulo e tinha uma rixa com nada, mais nada menos que Clodovil.
O autor do livro, Carlos Dória, não é especialista na área de moda. Ela está presente, mas não é o fio condutor. Contudo, o livro é obrigatório para quem quer conhecer a história da moda feita no Brasil.

***
Bienal do livro para quem gosta de moda
Até o dia 19 de março acontece em São Paulo a Bienal do Livro. A redação do Moda pra ler esteve lá e recomenda os stands da editora SENAC e da Cosac & Naify. Ambas publicam vários títulos sobre moda e os preços estão com desconto de 20% e 30% respectivamente.

Comentários

  1. Delícia de indicações, já li todos!!!! E quando fui à Bienal também postei livros - não indicações, mas as minhas compras!!! Passa lá pra ver! Beijo, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Menira, todos não: não li o da Chanel.....
    =(

    ResponderExcluir

Postar um comentário