Amni Hot Spot

Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 do mês passado a 10ª edição do Amni Hot Spot. A edição de outono-inverno mostrou as criações de 18 marcas. O evento capitaneado por Paulo Borges e Alexandre Herchcovitch surgiu em 2001 com objetivo de identificar novos talentos da moda brasileira e apoiá-los em todas as etapas da criação a comercialização.

O line-up desse ano foi:
15.02.06 - Raquel Uendi; Simone Nunes; Thais Gusmão; Adriana Degreas; Julia Aguiar; Lolie; Amapô
16.02.06 - Priscilla Darolt; J ; Gokko; Eduardo Inagaki; Cecilia Echenique; IF; Emilene Galende
17.02.06 - Wilson Ranieri; Amonstro; Adriano Costa; Jefferson de Assis; Fuxique; Igor de Barros; Depeyre by Julien & Melissa

A liberdade de criação dos jovens estilistas é maior pois a abrangência comercial é bem menor. Poucos têm loja própria. As multimarcas são os principais pontos de venda. O alvo é um público restrito interessado em roupas com design e disposto a pagar o preço da novidade e da exclusividade. Contudo, há exceções.

Thais Gusmão quando estreou no evento em 2004 já contava com duas lojas próprias na capital paulistana, na Galeria Ouro Fino e no Shopping Eldorado. A estilista ficou famosa por suas desenvolver lingeries divertidas, que foram consagradas em ensaios fotográficos de revistas como Playboy, VIP e TRIP e na personagem de Fernanda Torres no seriado “Os Normais”. Outro caso é Aninha Strumpf da Fuxique. Ela é herdeira da fábrica de tecidos para decoração Formatex e usa os panos da tecelagem da família como matéria prima para suas criações. Sua loja funciona no segundo andar da Formatex na rua Oscar Freire, 1121. Além das roupas estão a venda acessórios e objetos para casa (o lugar é uma graça, vale a pena visitar).



Fuxique e Thais Gusmão


O Amni Hot Spot desse ano foi recheado de idéias oitentistas e muitas cores. As inspirações vêm principalmente da música e do cinema. O rock é elemento constante na vida desses jovens que também optam pelo gênero na trilha do desfile. Os criadores mostraram muito azul, verde, vermelho e estampas. O Preto, o bege, a cintura marcada, as calças retas e justas, as bermudas, os sapatos de bico redondo, o xadrez grunge deram o ar da graça, mas não foram regra como na SPFW e no Fashion Rio.

Gostei das soluções que alguns estilistas encontram para compor um detalhe ou o acabamento da roupa. Destaco as amarrações no casaco branco de Priscilla Darolt; as várias formas de trabalhar o cach-couer de Wilson Ranieri; os abotoamentos e sobreposições de tecidos de Emilene Galende.

Wilson Ranieri, Priscilla Darolt e Emile Galende

A Amapô, de Carolina Gold e Pitty Taliani, trouxe para a passarela um inverno bem colorido e repleto de sobreposições. Os sapatos foram uma ótima surpresa na coleção. Cecília Echenique e de Teca Paes, da IF, apresentaram peças ótimas, românticas e descoladas.

IF, Amapô e Cecília Echenique

Depeyre e Lolie

O nome do evento vem da etiqueta que certifica o padrão de qualidade dos artigos produzidos com Nylon 6.6. O pano é fabricado pela Rhodia, empresa que investe em moda brasileira desde a década de 50 quando criou a FENIT. O Nylon 6.6 é um tecido tecnológico muito usado por todos os estilistas.

Na última edição contaram com o patrocínio da Rhodia: J. Pig; Emilene Galende; Simone Nunes; Wilson Ranieri; Simone Nunes e Depeyre by Julien e Melissa. As designers Gisele Nasser e Érika Ikezili já participaram do Hot Spot e hoje têm o apoio da Amni para mostras suas criações na São Paulo Fashion Week.

Para entrar no Amni Hot Spot o jovem estilista pode ter a sorte de ser descoberto por um olheiro em sua faculdade de moda, pode tentar enviar croquis e peças para a avaliação dos organizadores e pode ser indicado por pessoas do meio da moda.

Hoje o evento é uma grande vitrine para novos designers, como já acontecia com a Semana de Moda - Casa dos Criadores (que começa dia 19 de março). Ele preserva o caráter laboratorial, apesar da abertura para estilistas consolidados ou financiados de outras formas.

Quanto mais novidade melhor.

***
Crédito Fotos:
Fernanda Calfat -
Alice Ferraz Assessoria de Comunicação
Silvia Boriello – (Priscilla Darolt e IF)-
Erika Palomino/ Desfiles

Comentários